Geral
Ufal abre seleção para 140 vagas em curso presencial de Libras
Seleção contempla turmas do nível básico ao avançado e aulas começam no fim de agosto
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu inscrições para preencher 140 vagas no curso presencial de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A seleção é destinada a estudantes regularmente matriculados na graduação durante o semestre letivo 2026.2, com opções de turmas que vão do nível básico ao avançado.
A iniciativa é promovida pela Pró-reitoria de Extensão (Proexc) em parceria com a Faculdade de Letras (Fale), por meio do Programa Casas de Cultura no Campus. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de agosto e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, conforme as regras previstas no edital.
As aulas estão previstas para começar em 27 de agosto e acontecerão presencialmente, com dois encontros semanais. Cada aula terá duração de 100 minutos, totalizando uma carga horária de 40 horas ao longo do semestre. Ao final do curso, os participantes receberão certificado emitido pela Proexc por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
Os candidatos que desejarem ingressar nas turmas de Nível II, Intermediário e Avançado deverão participar de um teste de nivelamento.
O exame será aplicado no dia 21 de agosto, das 14h às 16h, no bloco do curso de Letras-Libras da Faculdade de Letras (Fale). O resultado será encaminhado aos candidatos por e-mail até 23 de agosto.
O Programa Casas de Cultura no Campus tem como objetivo ampliar a formação acadêmica e cidadã dos estudantes por meio do ensino da língua materna, de idiomas modernos e da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Além dos estudantes de graduação da Ufal, o programa também contempla alunos da rede pública de ensino médio por meio da modalidade Comunidades, fortalecendo ações voltadas à inclusão e à acessibilidade.
Confira o edital completo e mais informações: https://editais.ufal.br/extens...
