Geral

Abertas as inscrições para seleção de estagiários no Programa Primeiro Emprego

Estudantes de diversos cursos podem se inscrever até o dia 18 de julho

Por Ascom Seplag com Redação 23/06/2026 10h10
Abertas as inscrições para seleção de estagiários no Programa Primeiro Emprego
A iniciativa é destinada a estudantes de graduação presencial e de Educação à Distância (EAD) - Foto: Beatriz Caroline / Ascom Seplag

O novo edital para o banco de talentos de estagiários do Poder Executivo Estadual, por meio do programa Primeiro Emprego, foi publicado no suplemento do Diário Oficial do Estado (DOE), do último dia 19 de junho. A iniciativa é destinada a estudantes de graduação presencial e de Educação à Distância (EAD) matriculados em instituições de ensino superior conveniadas ao Governo de Alagoas.

As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 18 de julho e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do Programa Primeiro Emprego. Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos de idade, residir em Alagoas, estar regularmente matriculados em curso superior e atender aos requisitos acadêmicos previstos no edital.

Podem se inscrever estudantes que estejam cursando a partir do segundo ano, no caso de cursos anuais; do terceiro semestre, para cursos semestrais; ou do segundo semestre, para cursos tecnólogos. Além disso, os candidatos não podem estar nos últimos seis meses da graduação, exceto nos cursos superiores de tecnologia.

A classificação dos candidatos será feita de forma eletrônica, considerando o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) e os critérios de reserva de vagas. O edital prevê a destinação de 10% das vagas para pessoas com deficiência, 40% para estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), 40% para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em instituições privadas e 10% para ampla concorrência.

Os estudantes selecionados para as vagas de estágio receberão bolsa mensal equivalente a um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais. O estágio poderá ter duração de até dois anos no mesmo órgão, conforme previsto na legislação federal.

Após a inscrição, os candidatos passarão a integrar o banco de talentos e poderão ser convocados para entrevistas classificatórias de acordo com a demanda dos órgãos estaduais. A convocação para entrevista não garante contratação imediata, mas é etapa necessária para o preenchimento das vagas disponíveis.