Geral
Mudanças na Av. Gustavo Paiva provocam retenções, batida e carros na contramão em Maceió
Primeiro dia de intervenções viárias trava trânsito até a orla, gera críticas do deputado Lelo Maia e expõe falta de fiscalização e sinalização adequada
O início das alterações no trânsito da Avenida Comendador Gustavo Paiva e de ruas adjacentes, no bairro da Mangabeiras, transformou a região em um teste de paciência para os motoristas. O primeiro dia do novo binário, implementado nesta quinta-feira (18), foi marcado por quilômetros de congestionamento, confusão generalizada e uma enxurrada de reclamações por parte dos condutores.
O cenário de desorientação continuou crítico na manhã desta sexta-feira (19) e acabou provocando um acidente automobilístico. Um motociclista, acostumado com o antigo itinerário e sem saber que o contrafluxo da avenida havia sido extinto, entrou na via de forma habitual e foi colidido por um carro. O episódio acendeu o alerta sobre os riscos da falta de informação no local.
A desorganização e o travamento das vias, que se estenderam até a região da orla marítima da capital, ecoaram imediatamente na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Lelo Maia usou suas redes sociais para detonar as modificações feitas pela prefeitura. Segundo o parlamentar, o novo ordenamento falhou gravemente ao aumentar o tempo de deslocamento e estrangular o tráfego em direção à praia.
Durante a noite de quinta-feira, a situação ficou ainda mais perigosa na Mangabeiras. Pela falta de uma sinalização complementar mais ostensiva e iluminada, vários motoristas foram flagrados trafegando pela contramão em trechos que mudaram de sentido recentemente, aumentando o risco de colisões frontais.
Usuários do corredor de transporte reclamaram enfaticamente da ausência de agentes de trânsito em pontos estratégicos no período noturno. Sem equipes nas ruas para orientar o fluxo ou coibir as conversões erradas, o sentimento de quem precisou passar pelo bairro foi de total abandono e insegurança.
A prefeitura de Maceió sustenta que as alterações, que incluem novos cruzamentos e inversões de sentido, foram planejadas para otimizar o tráfego a longo prazo em toda a região de Mangabeiras e Cruz das Almas. No entanto, diante do caos instalado nas primeiras 24 horas, o município terá que correr contra o tempo para ajustar as falhas apontadas pelos motoristas.


