Geral

Zelensky propõe encontro com Putin e pede cessar-fogo imediato

Presidente ucraniano sugere reunião em território neutro

Por Redação 04/06/2026 16h04
Zelensky propõe encontro com Putin e pede cessar-fogo imediato
Zelensky propõe encontro com Putin e pede cessar-fogo imediato - Foto: Piroschka van de Wouw/Reuters

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou nesta quinta-feira (4) uma carta aberta endereçada ao presidente russo, Vladimir Putin, propondo um encontro presencial e o fim da guerra.

Na mensagem, Zelensky criticou a postura de Putin em relação à Ucrânia nas últimas duas décadas e destacou os impactos do conflito, como a morte de soldados e o aumento de preços na Rússia. “A escolha agora é sua. Chega de guerra. A Ucrânia propõe pôr fim a esta guerra com honestidade e dignidade”, escreveu.

O líder ucraniano sugeriu que a reunião ocorra em território neutro, citando países como Suíça, Turquia ou nações árabes, e defendeu a implementação de um cessar-fogo total durante as negociações.

Segundo Zelensky, o objetivo é garantir que o conflito não seja reacendido após o acordo. A carta reforça o apelo por uma solução diplomática e pela interrupção imediata das hostilidades.

Tags: