Geral

Anvisa suspende lote de água Crystal após detectar bactéria

Medida afeta mais de 374 mil garrafas distribuídas em quatro unidades da federação e vale exclusivamente para um lote fabricado em janeiro de 2026.

Por Redação 03/06/2026 09h09
Anvisa suspende lote de água Crystal após detectar bactéria
Produto foi recolhido após análise laboratorial confirmar a presença de uma bactéria em amostras do lote. - Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda, distribuição e consumo de um lote da água mineral Crystal sem gás após a confirmação da presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto. A medida foi divulgada nesta quarta-feira e envolve unidades fabricadas pela Mineração Bom Jesus, integrante do sistema Coca-Cola Brasil.

Segundo a Anvisa, a própria fabricante comunicou às autoridades sanitárias a realização de um recolhimento voluntário após análises laboratoriais apontarem a presença da bactéria em amostras da água mineral.


O lote afetado é o LZ1 VAL200127 3 P 200126, da versão sem gás da marca Crystal, produzido em 20 de janeiro de 2026 e com validade até 20 de janeiro de 2027. Ao todo, o lote é composto por 374.400 garrafas de 500 mililitros.


As unidades foram distribuídas principalmente no Distrito Federal, além de municípios próximos a Goiânia, no estado de Goiás, cidades do Tocantins e regiões do interior de São Paulo.


De acordo com o órgão regulador, a contaminação foi identificada após uma análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). A amostra foi coletada durante uma ação de rotina conduzida pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Divisa-DF).


Posteriormente, um teste de contraprova confirmou o resultado inicial, levando à interdição do lote e à comunicação formal do caso à Anvisa.


O que os consumidores devem fazer


A orientação é que os consumidores verifiquem a identificação das embalagens e não consumam produtos pertencentes ao lote afetado. Quem possuir unidades do lote deverá aguardar as orientações da fabricante sobre os procedimentos de devolução e eventual reembolso.


Segundo informações apresentadas à Anvisa, cerca de 99,2% das garrafas já foram retiradas dos pontos de venda e não estão mais disponíveis para comercialização.


Investigação continua


A Anvisa informou que a empresa apresentou documentos detalhando uma investigação interna para identificar as possíveis causas da ocorrência. Representantes da fabricante também prestaram esclarecimentos ao órgão e seguem colaborando com as autoridades sanitárias.


Até o momento, as análises indicam que a situação está restrita ao lote informado, produzido na unidade de Luziânia (GO), localizada a aproximadamente 60 quilômetros de Brasília.


A investigação permanece em andamento e é acompanhada pela Anvisa e pelos órgãos de vigilância sanitária envolvidos no caso.


Lote afetado

Marca: Crystal
Produto: Água Mineral Natural sem Gás
Lote: LZ1 VAL200127 3 P 200126
Data de fabricação: 20/01/2026
Validade: 20/01/2027
Volume: 500 ml


Nota da Anvisa

"A empresa também protocolou documentos junto à Anvisa demonstrando a realização de investigação interna abrangente para avaliar a ocorrência e suas possíveis causas. Representantes da empresa se reuniram com a Agência, prestaram esclarecimentos e vêm cooperando com as autoridades sanitárias, adotando providências de forma diligente."