Geral
Alurb inicia retirada de baronesas da Lagoa Mundaú
Ação utiliza ecoboats e equipes de garis para conter vegetação que prejudica pescadores e o equilíbrio ambiental da laguna
A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) iniciou, nesta sexta-feira (22), uma série de ações para conter o avanço das baronesas na Lagoa Mundaú. O crescimento excessivo da vegetação aquática tem causado impactos ambientais e prejuízos para comunidades pesqueiras que dependem da laguna para trabalhar.
Conhecida popularmente como baronesa, a planta aquática Eichhornia crassipes se espalha rapidamente pela superfície da água, formando grandes bancos que dificultam a navegação de embarcações e comprometem a atividade dos pescadores.
Além dos impactos na mobilidade, a vegetação também interfere no equilíbrio ambiental da lagoa, já que impede a entrada de luz solar na água e prejudica a oxigenação do ecossistema lagunar.
Para combater o problema, a Alurb está utilizando os ecoboats, embarcações da Prefeitura de Maceió destinadas à limpeza de mangues e áreas aquáticas, para realizar a retirada mecanizada das plantas. Equipes de garis também atuam manualmente em regiões de difícil acesso.
A diretora executiva da Alurb, Kedyna Tavares, afirmou que a iniciativa busca minimizar os impactos ambientais e garantir melhores condições para os trabalhadores da lagoa.
“A ação busca minimizar os impactos causados pelo avanço das baronesas, garantindo melhores condições de navegação para pescadores e contribuindo para a preservação ambiental da Lagoa Mundaú, um dos principais cartões-postais e ecossistemas da capital alagoana”, declarou.
Segundo a autarquia, o monitoramento da região continuará de forma permanente, principalmente durante os períodos de maior proliferação da vegetação aquática.
*Com informações da Ascom Alurb

