Geral

Setor petrolífero global pode entrar em crise em junho se Ormuz seguir bloqueado

e acordo com a publicação, os preços do gás nos EUA já subiram 56% desde o início da ofensiva contra o Irã

Por Sputnik Brasil com Redação 20/05/2026 08h08
Setor petrolífero global pode entrar em crise em junho se Ormuz seguir bloqueado
Foto: © Amirhosein Khorgooi

Se o estreito de Ormuz permanecer fechado até junho, o setor petrolífero mundial pode enfrentar um "pânico real", segundo um portal dos Estados Unidos.

De acordo com a publicação, os preços do gás nos EUA já subiram 56% desde o início da ofensiva contra o Irã, e o cenário do setor energético é preocupante — com possibilidade de agravamento.

"Os países têm utilizado suas reservas de petróleo para administrar a crise e evitar que os preços do petróleo e do gás subam de forma alarmante. No entanto, à medida que essas reservas se esgotam e o estreito de Ormuz segue bloqueado, a situação pode se tornar crítica rapidamente", destaca a reportagem.

Nesse contexto, analistas avaliam que a primeira semana de junho pode marcar um ponto de inflexão decisivo para o setor, caso não haja uma rápida melhora nas condições.

Especialistas alertam que, se o estreito de Ormuz não for reaberto, um "pânico real" pode se instaurar globalmente. O temor é que haja uma corrida por estoques e compras motivadas pelo medo, levando os níveis de petróleo a patamares perigosamente baixos, conclui a análise.

Antes disso, veículos da mídia ocidental já haviam relatado que o bloqueio norte-americano aos portos iranianos, somado ao controle do Irã sobre Ormuz, resultou em um impasse prolongado, sem sinais de solução iminente. Na prática, EUA e Irã estariam travando uma guerra de atrito.

O texto destaca ainda que tentativas anteriores de obter concessões via força não tiveram êxito. As exigências dos EUA e de Israel ao Irã — envolvendo concessões sobre o programa de mísseis, potencial nuclear ou controle do estreito — são vistas por autoridades de Teerã não como instrumentos de negociação, mas como fundamentos ideológicos para a sobrevivência do país.

Por Sputinik Brasil