Geral
Jogo no estilo GTA destrói pontos de Maceió e viraliza nas redes
Produção viral mostrava cenas fictícias em cartões-postais da capital e uso de marcas conhecidas da cidade.
O designer Caio Lima retirou do Instagram o trailer “Se o GTA6 fosse na minha cidade” após receber uma notificação extrajudicial por uso indevido de marca e suposto incentivo à violência. O vídeo viralizou nas redes sociais ao recriar o universo do jogo em cenários conhecidos de Maceió.
A produção trazia referências ao estilo da franquia GTA em locais icônicos da capital alagoana, como a Cadeira Gigante, o Palácio do Governo, o Marco dos Corais e a nova orla do Porto. O trailer também exibia estabelecimentos privados conhecidos da cidade, incluindo um shopping center, além de cenas de perseguição, violência e ação típicas do universo do game.
Até o ex-prefeito JHC aparecia na paródia, com direito a uma cena final de tom dramático, o que ajudou a impulsionar a repercussão do conteúdo nas redes sociais.
Em vídeo publicado após a retirada do material, Caio Lima afirmou que compreende a preocupação das empresas envolvidas, mas discorda da interpretação feita sobre o conteúdo. “Entendo, apesar que não concordo, não acho que incentiva a violência. Mas entendo que quem não vive esse mundo do game tem essa interpretação”, declarou.
Segundo o designer, a notificação apontou que o uso da identidade visual dos estabelecimentos, associado às cenas violentas, poderia prejudicar a reputação das marcas e gerar associação com insegurança e perigo.
“A reclamação foi sobre o uso da identidade visual e de imagem, que as imagens violentas poderiam causar dano à reputação e à imagem institucional, induzindo o público a associar o empreendimento a um ambiente de insegurança, violência e perigo”, explicou.


