Geral

“Essa é a minha primeira vez no cinema”, diz estudante durante ação com alunos da rede pública em AL

Mais de 100 crianças de quatro municípios participaram de atividade que uniu educação ambiental e acesso à cultura em Maceió

Por Redação com assessoria 31/03/2026 19h07 - Atualizado em 31/03/2026 19h07
“Essa é a minha primeira vez no cinema”, diz estudante durante ação com alunos da rede pública em AL
Ação aconteceu no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió - Foto: Assessoria

Mais de 100 crianças da rede pública de quatro municípios alagoanos foram ao cinema pela primeira vez durante a 3ª edição do Cine Águas, iniciativa da concessionária Verde Alagoas em alusão ao Mês da Água. A ação reuniu alunos de Colônia Leopoldina, Feliz Deserto, Joaquim Gomes e Matriz do Camaragibe em uma manhã que combinou entretenimento e educação ambiental no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió.

Para muitos, o passeio representou um contato inédito com uma sala de cinema. “Foi muito bom esse filme. Maravilhoso! Eu amei muito. E aprendi que devemos economizar água e muito mais. Essa é a minha primeira vez no cinema e eu gostei muito de vir para cá", conta José Miguel, de Colônia Leopoldina.

Durante a atividade, os estudantes assistiram ao filme Flow, vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2025, que aborda preservação ambiental, amizade e trabalho em equipe, temas alinhados às mensagens do Mês da Água. A programação incluiu ainda pipoca e distribuição do cordel Nascente do Amanhã, tornando a experiência leve e divertida.

As lições do filme foram percebidas pelos alunos. “Amei vir ao cinema, achei muito legal. E aprendi que temos que preservar os rios, não poluir e economizar água”, diz Eduarda, de Matriz do Camaragibe. Já para Alane Saphira, de Colônia Leopoldina, “foi muito emocionante essa primeira vez no cinema. A amizade pode mudar grandes coisas quando a gente trabalha junto”.



Para a gestora da Escola Joaquim Luís, também de Colônia, Vanusa Gonçalves, atividades extraclasses como essa contribuem para o aprendizado de forma mais leve. “Realizar atividades fora da sala de aula é muito importante. Agradeço à empresa pelo convite. O filme é maravilhoso, instrui, constrói e orienta nossas crianças”, destaca.

A ação reforça o compromisso da concessionária com a educação ambiental e o acesso à cultura, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes. “Levar nossas crianças ao cinema é mais do que uma diversão: é uma oportunidade de aprender de forma leve sobre a importância da água e da preservação do meio ambiente. Queremos que esses momentos inspirem nossos jovens a se tornarem cidadãos conscientes e engajados com o futuro do nosso estado”, afirma Alexandre Lopes, presidente da Verde Alagoas.

A ida ao Cinema Arte Pajuçara marcou o encerramento do Mês da Água, que contou com uma série de atividades em diversas cidades atendidas pela Verde, incluindo palestras, limpeza de praia e ações de conscientização sobre preservação ambiental.