Geral
Irã reforça defesa da ilha de Kharg diante de possível ofensiva dos EUA
Nas últimas semanas, o Irã tem instalado armadilhas, deslocado efetivo militar adicional e implantado sistemas de defesa antiaérea na ilha
Teerã intensifica a defesa da ilha de Kharg diante da possibilidade de um ataque terrestre das Forças Armadas dos EUA, segundo informou uma mídia ocidental com base em fontes da inteligência norte-americana.
De acordo com as informações divulgadas, nas últimas semanas, o Irã tem instalado armadilhas, deslocado efetivo militar adicional e implantado sistemas de defesa antiaérea na ilha de Kharg, em preparação para uma eventual operação dos EUA com o objetivo de controlar o território.
Fontes militares estadunidenses acrescentam que o Irã também posicionou sistemas portáteis adicionais de defesa aérea e instalou minas antipessoal e antitanque ao redor da ilha, inclusive no litoral, área considerada estratégica para uma possível operação anfíbia caso o então presidente Donald Trump decida avançar com a ação militar.
As mesmas fontes alertam que uma ofensiva terrestre representaria riscos elevados, incluindo possíveis baixas significativas entre as tropas norte-americanas. O Comando Central das Forças Armadas dos EUA, entretanto, não se pronunciou oficialmente sobre o tema.
"Alguns aliados do presidente [Donald Trump] estão questionando a necessidade de tal operação, já que a captura da ilha, por si só, não resolveria os desafios relacionados ao estreito de Ormuz e ao domínio iraniano no mercado global de energia", aponta a publicação.
Segundo autores do material, que citam fontes israelenses não identificadas, a tomada da ilha de Kharg poderia desencadear ataques iranianos com drones e sistemas portáteis de defesa antiaérea, resultando em baixas entre as tropas dos EUA.
Aproximadamente 90% das exportações de petróleo do Irã passam pela ilha de Kharg. O objetivo da possível ofensiva seria privar Teerã de um recurso econômico vital e fortalecer a posição de negociação de Washington.
Na véspera, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que Moscou acompanha as especulações sobre uma operação terrestre na ilha, mas espera que tudo permaneça no campo das ameaças e discursos.
A escalada do conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã resultou em uma quase paralisação do tráfego pelo estreito de Ormuz, rota essencial para o transporte de petróleo e gás natural liquefeito dos países do golfo Pérsico. Como consequência, os preços da energia atingiram patamares recordes.
Por Sputnik Brasil


