Geral
Governo de Alagoas e Shopee lançam projeto para impulsionar o artesanato
Iniciativa beneficiará artesãos de todos os municípios alagoanos
O Governo de Alagoas, em parceria com a plataforma de e-commerce Shopee, lança nos dias 2 e 3 de março o projeto “O Artesanato de Alagoas na Shopee”. A iniciativa, parte do Programa Alagoas Feita à Mão, coordenado pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais (Serfi), beneficiará artesãos de todos os municípios alagoanos com capacitações gratuitas voltadas à inserção no comércio digital e à ampliação de mercados para o artesanato local.
As atividades contarão com orientação técnica de Leonardo Silva, head de engajamento de vendedores da Shopee, que oferecerá treinamento prático sobre cadastro, vendas, logística e boas práticas de comercialização no ambiente digital.
A parceria entre o Governo de Alagoas e a Shopee, articulada pela Serfi, também prevê novos investimentos no estado, como a instalação de um centro de distribuição, ampliando a logística e as oportunidades de negócios para empreendedores alagoanos.
“Essa parceria com a Shopee está alinhada à estratégia do Governo de Alagoas de promover qualificação, inovação e ampliação de mercados para o artesanato local, conectando os produtores a novas oportunidades de negócios”, destacou o secretário Júlio Cezar (Serfi).
 (1).jpeg)
Programação
As atividades têm início em 2 de março, no auditório da Uncisal, em Maceió, com uma Aula Magna de abertura pela manhã. À tarde, serão realizados dois treinamentos: um voltado para as tipologias de fios e tecidos e outro direcionado à tipologia de fibras naturais. Ao final, os participantes receberão certificados.
No dia 3 de março, as capacitações continuam no auditório do Ifal, em Palmeira dos Índios, com treinamento presencial voltado às tipologias de madeira e barro, fortalecendo a interiorização das ações e ampliando o acesso de produtores do Agreste e Sertão às oportunidades de qualificação.
Inscrições
.jpeg)
As capacitações são gratuitas e destinadas a artesãos formalizados com a Carteira Nacional do Artesão. Para se inscrever, basta acessar o link: https://forms.gle/mXivuLtfXASuf6C8A
Quem ainda não possui a carteira nacional do artesão deve buscar a formalização no Centro de Referência do Artesanato Alagoano, sede do Programa Alagoas Feita à Mão, na Praça dos Martírios. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, uma foto 3x4 e materiais para realizar um teste de habilidade e demonstrar a técnica no momento do atendimento. Caso não seja possível a demonstração presencial, o candidato pode apresentar um vídeo mostrando seu processo de produção.


