Geral

Seprev alerta para impactos do alcoolismo na saúde da população

Data, celebrada em 18 de fevereiro, reforça ações de prevenção e cuidado com a saúde da população

Por Redação* 14/02/2026 11h11
Seprev alerta para impactos do alcoolismo na saúde da população
Rede Acolhe atende pessoas com dependência química e registra maioria dos casos relacionados ao álcool - Foto: Assessoria

No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, celebrado em 18 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) alerta a população sobre os prejuízos à saúde causados pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas. A data também marca a intensificação de iniciativas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da dependência química.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo abusivo de álcool é caracterizado pela ingestão de 60 gramas ou mais de álcool puro em uma única ocasião — o equivalente a quatro ou mais doses para mulheres e cinco ou mais doses para homens. A entidade destaca ainda que não existe nível seguro para o consumo de álcool e que o uso excessivo pode evoluir para dependência.

O psicólogo especialista em dependência química da Seprev, Júnior Amaranto, explica que o álcool, por ser uma droga lícita e de fácil acesso, está presente no cotidiano de muitas pessoas. No entanto, o uso exagerado representa um padrão de risco que precisa ser observado com atenção.


“É importante considerar que o uso excessivo e prolongado aumenta significativamente os riscos à saúde, podendo resultar em consequências graves e até permanentes. Além dos impactos físicos, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas também pode gerar prejuízos sociais e financeiros para quem exagera na dose. É preciso tomar cuidado”, alerta o especialista.

Em 2025, a Rede Acolhe, programa do Governo de Alagoas voltado ao tratamento da dependência química, registrou 5.248 encaminhamentos para comunidades terapêuticas. Do total, 4.337 pessoas declararam uso de álcool, o que representa cerca de 83% dos atendimentos realizados ao longo do ano.

O alagoano Luiz Francisco é um exemplo de superação da dependência alcoólica com o apoio da Rede Acolhe. Durante o período em que esteve na comunidade acolhedora, ele contou com acompanhamento de equipes técnicas formadas por psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, que atuaram em todas as etapas do processo de recuperação.

*Com informações da Assessoria