Geral
Educadores ambientais da Alurb participam de capacitação sobre plantio de árvores
Atividade reuniu servidores e jovens aprendizes no Parque Municipal de Maceió com orientações teóricas e práticas
Educadores ambientais da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) participaram, nesta quinta-feira (5), de uma capacitação voltada ao plantio de árvores e aos cuidados com o meio ambiente. A atividade aconteceu no Parque Municipal de Maceió, no bairro de Bebedouro, e contou também com a presença de jovens aprendizes das empresas Viambiental e Naturalle.
Durante a ação, os participantes receberam orientações técnicas e práticas sobre o manejo adequado de mudas, esclarecendo dúvidas relacionadas às etapas do plantio e à preservação ambiental. A formação foi conduzida por profissionais da área de arborização do órgão.
"Para mim, foi uma boa experiência estar aqui, pois, além de repassar conhecimentos práticos sobre arborização, ainda tive uma turma bastante interessada em participar e aprender", disse Valdir Martiniano, engenheiro agrônomo e técnico da Arborização da Alurb.

O treinamento abordou desde as características de uma muda de qualidade até os cuidados necessários após o plantio, incluindo técnicas corretas e processos de confecção das mudas. Segundo a diretora de Arborização Urbana da Alurb, Karine Gabriela, a iniciativa também tem impacto direto no trabalho de educação ambiental junto à população. "A iniciativa foi promovida para ajudar os educadores a melhorarem as práticas e também orientar os moradores quando necessário", afirmou.
As orientações recebidas durante a capacitação devem contribuir para as próximas ações desenvolvidas pela Alurb, a exemplo da quarta etapa do projeto Arborizar é Massa. A iniciativa, que teve início em 2023, já resultou no plantio de cerca de 6 mil árvores, entre espécies nativas e frutíferas, em diferentes pontos da capital.
*Com informações da Ascom Alurb


