Geral

Mais de 11 mil toneladas de resíduos são retiradas de canais de Maceió

Ação da Alurb melhora o escoamento das águas da chuva e remove lixo descartado de forma irregular em grotas e córregos da capital

Por Redação* 30/01/2026 10h10
Mais de 11 mil toneladas de resíduos são retiradas de canais de Maceió
Em 2025, limpeza nos canais da capital retirou mais de 11 mil toneladas de resíduos - Foto: Juliete Santos / Arquivo Secom Maceió

O serviço de limpeza de canais realizado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) retirou, ao longo de 2025, mais de 11 mil toneladas de resíduos de grotas e córregos incluídos no cronograma de manutenção em Maceió. A ação é fundamental tanto para recolher materiais descartados irregularmente quanto para garantir maior fluidez ao escoamento das águas pluviais.

O ano teve início com reforço nesse tipo de operação, já como preparação para o período chuvoso na capital, que normalmente começa entre o fim de março e o início de abril. Com apoio de máquinas, equipes de limpeza removem principalmente resíduos recicláveis, materiais orgânicos e o barro acumulado no leito dos canais, devolvendo aos córregos a capacidade de conduzir adequadamente o volume de água.

"É um serviço de extrema importância para que não hajam transbordamentos durante o período chuvoso e, consequentemente, transtornos para a população. Além disso, captamos diversos resíduos descartados irregularmente que não teriam o destino correto e passariam a prejudicar o meio ambiente e a cidade em geral", disse Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb.

A limpeza dos canais é uma das prioridades da autarquia e vem sendo intensificada. O volume retirado em 2025 representa crescimento de cerca de 84% em comparação a 2024, quando o órgão removeu aproximadamente 6 mil toneladas de detritos.

*Com informações da Ascom Alurb