Geral
Guarulhos adota programa Gigantinhos e reconhece iniciativa de Maceió como referência nacional
Projeto voltado à ampliação de vagas em creches da capital alagoana passa a ser replicado em município paulista
A Prefeitura de Guarulhos, em São Paulo, anunciou a implantação do programa Gigantinhos, iniciativa voltada à ampliação de vagas em creches e ao fortalecimento das políticas para a primeira infância. Criado pela Prefeitura de Maceió, o projeto foi apontado pelo município paulista como modelo bem-sucedido na educação infantil.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, em vídeo divulgado nas redes sociais. Na publicação, o gestor ressaltou que o programa implantado em sua cidade foi inspirado na experiência realizada na capital alagoana.
“A gente tem toda a humildade do mundo de reconhecer que foi algo que deu certo lá em Maceió e estamos trazendo aqui para Guarulhos”, afirmou.
Sobre o programa
Criado em 2024 pelo prefeito JHC, o programa Gigantinhos integra um conjunto de investimentos estruturantes realizados pela Prefeitura de Maceió com foco na educação da primeira infância e na ampliação do acesso a creches.
Ao longo de cinco anos, o município conseguiu reduzir significativamente o déficit histórico de vagas na Educação Infantil. Inicialmente, foram entregues 13 unidades do programa e, agora em 2026, outras 12 foram concluídas, totalizando 25 equipamentos disponibilizados à população.
Com isso, o número de vagas na rede de Educação Infantil da capital alagoana saltou de nove mil, em 2020, para mais de 21 mil em 2026.
*Com informações da Ascom Semed


