Geral

Alagoas teve tempo seco na maior parte de dezembro, segundo INMET

Relatório divulgado em janeiro mostra a influência de fenômenos meteorológicos nas regiões do Brasil durante o último mês

Por Redação 12/01/2026 16h04 - Atualizado em 12/01/2026 17h05
Alagoas teve tempo seco na maior parte de dezembro, segundo INMET
O mês também trouxe temperaturas elevadas para o estado - Foto: Reprodução

Alagoas teve pouca chuva no último mês de 2025. É o que revela o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado em janeiro de 2026. O documento retrata os principais fenômenos meteorológicos nas cinco regiões do Brasil durante dezembro do último ano: o volume de chuvas, a temperatura e a umidade relativa do ar.

De acordo com o relatório, Alagoas apresentou um acumulado inferior a 40mm de chuva, ao lado do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, leste do Ceará e nordeste da Bahia. Nessas áreas, o volume pluvioso ficou abaixo da média climatológica em até 100mm.

Figura 1 – Mapa do acumulado de precipitação (mm) em dezembro de 2025. Tons em azul escuro indicam áreas mais chuvosas, cuja redução de volumes é representada pela gradação do azul claro, passando pelo verde escuro/claro até os tons de laranja/amarelo. Foto: Reprodução


Temperatura

O mês também trouxe temperaturas elevadas para o estado. De acordo com o relatório, dezembro ficou mais quente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Umidade relativa do ar


Dezembro de 2025 também trouxe baixos índices de umidade relativa do ar em diversas localidades do Brasil, incluindo Alagoas. Os níveis mais baixos foram registrados nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

O mapa presente no documento mostra que, embora dezembro seja um mês de transição, o interior do Nordeste, porções do Sudeste e o sul do Rio Grande do Sul enfrentaram episódios de umidade abaixo de 30% (tons de laranja-escuro).

Umidade relativa do ar (%) no dia 30/12/2025. Foto: Reprodução

Para conferir o documento na íntegra, basta acessar o site do Inmet.