Geral

Hemoal faz apelo por doações diante de estoque crítico de sangue

Hemocentro opera com apenas 27% das bolsas necessárias e teme aumento da demanda no pré-carnaval

Por Redação 09/01/2026 16h04 - Atualizado em 09/01/2026 16h04
Hemoal faz apelo por doações diante de estoque crítico de sangue
Hemoal faz apelo por doações diante de estoque crítico de sangue - Foto: Olival Santos e Marco Antônio / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) emitiu alerta nesta sexta-feira (9) sobre a situação crítica do estoque de sangue. Apenas 82 bolsas estavam disponíveis, número que corresponde a 27% do mínimo necessário, estimado em 300 bolsas para atender hospitais e maternidades em todo o estado.

A preocupação é ainda maior porque os períodos de férias e pré-carnaval costumam elevar a demanda por transfusões. Além das cirurgias eletivas e pacientes com doenças hematológicas, como leucemia, cerca de 75% das bolsas são destinadas a emergências, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

Segundo a diretora do Hemoal, a médica hematologista Verônica Guedes, a transfusão é vital em casos de hemorragia. “Sem reposição adequada, o paciente pode sofrer choque hipovolêmico, levando à falência de órgãos e até à morte”, explicou.

Quem pode doar
De acordo com o Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 quilos, portando documento oficial com foto. Estão impedidos de doar candidatos com histórico de doenças como Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos. Também não podem doar pessoas com gripe ou Covid-19, nem aquelas que tenham feito tatuagem, piercing ou micropigmentação nos últimos 12 meses. É necessário dormir ao menos seis horas na noite anterior e evitar bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação.

Onde doar
Em Maceió, as doações podem ser feitas nas unidades Trapiche e Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, até 17h. Há ainda a unidade do Hospital Veredas (Farol), que funciona às terças-feiras. No interior, o ponto de coleta está localizado em Arapiraca, na Unidade Eldorado, próximo à Escola Alternativa, com funcionamento nos mesmos horários da capital.

Tags: