Geral
Uncisal, Ufal, Uneal e Medita Maceió lançam ações do Janeiro Branco com foco em paz e saúde mental
Programação começa neste sábado (3), ao lado do Marco dos Corais, e segue durante todo o mês de janeiro
to para a população em geral. A proposta é ampliar o debate sobre saúde mental no cotidiano e estimular práticas de autocuidado, escuta ativa e equilíbrio emocional.
A abertura da programação, marcada para as 18h do dia 3 de janeiro, na orla da Ponta Verde, inclui dinâmicas de grupo, prática de Jin Shin Jyutsu, Palhaçaria (Saúde por toda Parte) e atividades do Projeto Medita Maceió.
As ações on-line envolvem a divulgação de conteúdos educativos nas redes sociais digitais, abordando diferentes perspectivas do cuidado em saúde mental. Estão previstos vídeos sobre temas como homeopatia, práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), uso de plantas medicinais, espiritualidade e projetos de cuidado em saúde mental, com participação de profissionais convidados.
Já a programação presencial contempla terapias comunitárias conduzidas por profissionais da Psicologia, que ocorrerão em diversas unidades de saúde e espaços institucionais, como a Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Escola Portugal Ramalho, Hospital Escola Helvio Auto, além do prédio-sede da Uncisal, do Ambulatório de Especialidades e da Escola Técnica de Saúde (Etsal). As atividades têm como foco o fortalecimento de vínculos, o acolhimento coletivo e a promoção do diálogo sobre saúde emocional em diferentes contextos.
Segundo Perpétua Vilela, coordenadora do Núcleo de Eventos em Qualidade de Vida no Trabalho (NEQVT) da Uncisal, o Janeiro Branco 2026 reforça a importância da integração entre ensino, extensão e comunidade. "A iniciativa destaca que cuidar da saúde mental é um compromisso permanente e coletivo, que deve estar presente em todos os dias do ano. Convidamos toda a sociedade a participar da abertura da programação no próximo dia 3", afirmou.
*Com informações da Assessoria


