Geral

Atendimento bancário é suspenso na virada do ano e retorna somente em 2 de janeiro

Agências ficam fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro; serviços digitais seguem operando

Por Redação* 30/12/2025 16h04
Atendimento bancário é suspenso na virada do ano e retorna somente em 2 de janeiro
Mesmo com bancos fechados, PIX e serviços digitais seguem funcionando normalmente - Foto: Assessoria

O atendimento presencial nas agências bancárias ficará suspenso durante a virada do ano. Os clientes devem ficar atentos, pois os bancos só retomam o funcionamento normal na sexta-feira, dia 2 de janeiro, nas localidades onde não há feriado municipal.

Na quarta-feira (31), não haverá expediente bancário nem processamento de compensações, como TED e DOC. Já na quinta-feira (1º/01), feriado nacional da Confraternização Universal, as instituições financeiras permanecem fechadas em todo o país.

Apesar do fechamento das agências, o sistema PIX continuará operando normalmente, 24 horas por dia, inclusive durante o feriado, permitindo transferências e pagamentos instantâneos.

O atendimento ao público será retomado no dia 2 de janeiro, respeitando eventuais feriados municipais. Enquanto isso, os bancos recomendam que os clientes utilizem os canais digitais para a realização de serviços bancários.

Pagamentos e vencimentos


As contas de consumo, como água, energia elétrica e telefone, com vencimento nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, poderão ser quitadas no próximo dia útil sem cobrança de juros ou multa. Já os tributos e impostos com vencimento nessas datas devem ser pagos antecipadamente, para evitar encargos adicionais.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta a utilização de aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários, que seguem disponíveis para pagamentos, transferências, consultas e outros serviços.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos também podem ser pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado), mantendo a comodidade durante o período de recesso.

*Com informações da Assessoria