Geral

Alunos da rede estadual conquistam mais de 1.420 medalhas em Olimpíadas

Conquistas colocaram Alagoas no radar nacional da educação

Por Agência Alagoas 30/12/2025 15h03
Alunos da rede estadual conquistam mais de 1.420 medalhas em Olimpíadas
Equipe da Escola Estadual Benedita Rufino participa de lançamentos de foguetes há dois meses - Foto: Cortesia

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

O ano de 2025 foi marcado por expressivas conquistas para a Educação de Alagoas, especialmente nas olimpíadas de conhecimento e feiras de iniciação científica. Alunos da rede estadual brilharam em competições estaduais e nacionais, acumulando mais de 1.420 medalhas em áreas como matemática, física, astronomia, ciências e raciocínio lógico. Além disso, apresentaram pesquisas e projetos inovadores em feiras científicas, evidenciando talento e dedicação.

Nesta terceira e última matéria da retrospectiva 2025 da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destacam-se as premiações alcançadas por estudantes e escolas da rede estadual ao longo do ano.

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)

O ano começou com a divulgação dos resultados da edição 2024 da OBFEP. Alagoas teve 71 medalhistas, sendo 15 de ouro, 25 de prata e 31 de bronze. Desses, 42 são estudantes da rede estadual (12 ouros, 11 pratas e 19 bronzes), o que representa 59% do total de premiados. Destaque para Cláudia Manuelly Soares Santos, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) Agreste, em Arapiraca, primeira aluna a conquistar ouro para Alagoas na competição.

Entre os 71 alunos premiados, 10 também receberam medalhas na etapa nacional da OBFEP, dos quais sete são da rede estadual. O protagonismo feminino foi notável: das 71 medalhas, 32 foram para meninas (45%). Na rede estadual, o percentual é ainda maior: 20 das 42 medalhas (47,6%) foram conquistadas por alunas.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG)

A rede estadual de Alagoas conquistou 133 medalhas na edição 2025 da OBA e OBAFOG, sendo 94 na OBA e 39 na OBAFOG. Em todo o estado, 1.743 estudantes de escolas públicas e privadas foram premiados — 1.179 na OBA e 564 na OBAFOG. Das medalhas da rede estadual, 44 são de ouro, 54 de prata e 35 de bronze.

A Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, de Maceió, foi destaque com nove medalhas: cinco na OBA (dois ouros, duas pratas e um bronze) e quatro na OBAFOG (todas de ouro). A Escola Estadual Benedita Maria Rufino de Chagas Coelho, de Murici, também se destacou na OBAFOG com nove medalhas (três de cada cor) e conquistou um dos melhores lançamentos do estado, garantindo vaga na Jornada da OBAFOG em Barra do Piraí (RJ), onde foi vencedora. No início do ano, a escola foi vice-campeã da Copa Nordeste de Foguetes com a equipe Biu Cosmos.

Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Na edição 2025 da ONC, as estudantes da rede estadual foram maioria entre os medalhistas: das 41 medalhas conquistadas, 24 foram para meninas, que também garantiram 8 dos 12 ouros. Somando medalhas e menções honrosas, a rede estadual alcançou 66 premiações.

Duas alunas se destacaram como bimedalhistas de ouro por dois anos seguidos: Jamylle Bezerra, do Colégio Tiradentes – Unidade Capital, e Nayanne Alves, da Escola Estadual José Enoque de Barros, de Girau do Ponciano. Nayanne e Yasmin Nunes, também medalhista de ouro, participaram de projeto apoiado pelo Pibic Jr da Fapeal.

Ao todo, 19.691 estudantes alagoanos participaram da ONC 2025, com 212 escolas inscritas. Pela rede estadual, 6.524 estudantes de 51 escolas participaram da primeira fase, representando 33% dos participantes.

Olimpíada Alagoana de Química (OALQ) e Quimeninas

Vinte e seis estudantes da rede estadual conquistaram medalhas na OALQ (6 ouros, 10 pratas e 10 bronzes), além de 187 menções honrosas. Na Olimpíada Quimeninas, a rede estadual foi prata com Jamile Bonifácio Santos, da Escola Estadual Professor José Felix de Carvalho Alves, de São Sebastião, e obteve 38 menções honrosas.

Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU)

A Escola Estadual Moreira e Silva, do Cepa, em Maceió, foi premiada como equipe Destaque Feminino na 41ª edição da OMU, realizada em setembro na Unicamp, com a participação de 239 equipes de todo o Brasil. O trio Cecyllia Lima, Kimberly Matias e Sanniely Rufino foi orientado pelo professor Rodrigo Costa.

Olimpíada Nacional de Robótica - Etapa Nordeste

As escolas estaduais Romeu de Avelar, Sebastião Felisberto de Carvalho e Professora Benedita de Castro Lima conquistaram, respectivamente, 1º, 2º e 4º lugar na etapa Nordeste da Olimpíada Nacional de Robótica, promovida pelo Projeto Nativos do Futuro, do Inatel, em parceria com o MCTI.

Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM)

Vinte e quatro estudantes da rede estadual foram premiados na OAM 2025, com 18 medalhas (1 ouro, 5 pratas e 12 bronzes) e 6 menções honrosas. Participaram 1.164 estudantes de 47 escolas estaduais.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Noventa e um estudantes da rede estadual conquistaram medalhas na OBMEP, sendo 21 na esfera nacional (18 bronzes, 2 pratas e 1 ouro — feito histórico da estudante Lília Fernanda Costa, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, de Arapiraca) e 70 na esfera estadual (4 ouros, 19 pratas e 47 bronzes). A rede estadual ainda obteve 142 menções honrosas na etapa nacional.

Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF)

A rede estadual de Alagoas conquistou 1.042 medalhas na OLITEF, representando 52,7% dos premiados do estado. Alagoas foi o único estado brasileiro com todas as escolas estaduais de ensino fundamental II e médio inscritas na competição. A Escola Estadual Professor Eduardo da Mota Trigueiros, de Maceió, foi contemplada com um kit educacional no valor de R$ 100 mil.

Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico (Maralógica)

A Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, foi destaque na Maralógica, conquistando quatro medalhas de bronze no Nível 4 da competição, voltada ao ensino médio.

Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras e Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico

A Escola Estadual Almeida Cavalcanti também se destacou nas edições 2025 da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (prata nacional e ouro regional) e da Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (prata e bronze). A escola foi convidada para a fase internacional da olimpíada, que acontecerá na Tailândia.

MatExpo Ufal

As escolas estaduais brilharam na edição 2025 da Matexpo, principal feira de ciências dedicada à matemática em Alagoas. A Escola Estadual Moreira e Silva, de Maceió, e o Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste, de Arapiraca, conquistaram, respectivamente, 1º e 2º lugar no nível 3 da competição.

Sinpete

Dez escolas estaduais foram premiadas na Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da UFAL, somando 15 premiações. As escolas Ana Lins (São Miguel dos Campos), Rosalvo Lobo (Maceió), Theonilo Gama (Maceió), Profª Maria da Salete Gusmão de Araújo (Maceió), Professora Benedita de Castro Lima (Maceió), Tavares Bastos (Maceió), Rodriguez de Melo (Maceió), Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios), Professora Izaura Antônia de Lisboa (Arapiraca) e Sebastião Felisberto de Carvalho (Barra de Santo Antônio) se destacaram, principalmente no Concurso Inova Edu, com projetos de iniciação científica inovadores.

Além disso, projetos premiados na Sinpete 2024 integraram o lançamento da Coleção Sinpete - Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável, durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Seis escolas estaduais fazem parte da coleção: Rosalvo Lobo (Maceió), Benedita de Castro Lima (Maceió), Tavares Bastos (Maceió), Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios), João Francisco Soares (Olho d’Água do Casado), Anália Tenório (Olho d’Água Grande) e Dr. Rodriguez de Melo (Maceió).