Geral

Onda de calor causada por bloqueio atmosférico não chegará a Alagoas, segundo especialista

De acordo com o Inmet, fenômeno atinge oito estados do Brasil; temperaturas em AL voltam a subir

Por Ana Beatriz Elias* 26/12/2025 15h03 - Atualizado em 26/12/2025 16h04
Onda de calor causada por bloqueio atmosférico não chegará a Alagoas, segundo especialista
Apesar de não ser atingido pelo fenônemo, estado passará por elevação de temperaturas. - Foto: Jonathan Lins

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta sobre um bloqueio atmosférico que é responsável pela onda de calor que atinge o território brasileiro neste fim de ano. 

No entanto, o fenômeno não atingirá Alagoas, mas as temperaturas no estado voltam a subir. As informações são do especialista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho.

De acordo com o meteorologista, a onda atinge principalmente as regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Alagoas, porém, deve ficar mais quente depois de dois ou três dias de um pouco mais de nebulosidade e chuva.

Segundo Vinicius, o Alto Sertão ficará com a máxima mais intensa, chegando a 37 ou 38 graus em alguns pontos. Já na faixa litorânea, as máximas devem atingir 31 graus.

Apesar do clima mais quente, o aumento de temperaturas não representa nenhuma anormalidade.

“É importante ressaltar que essa elevação das temperaturas não tem nenhuma ligação com a onda de calor. E vai ser uma elevação gradual, não tão impactante”, afirma o meteorologista.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu algumas recomendações para aproveitar o calor com mais segurança, como o uso de protetor solar e o cuidado com a hidratação. Confira clicando aqui. 

*Estagiária sob supervisão