Geral
Detran na Escola consolida Alagoas como referência nacional em educação para o trânsito
Programa percorreu mais de 400 escolas
Ascom Detran
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) vem transformando o trânsito em tema central de cidadania e conscientização nas salas de aula. O 3º Encontro Nacional do Detran na Escola marcou o encerramento das atividades de 2025, realizado em Maceió e Arapiraca nesta semana.
O evento reuniu educadores, estudantes e parceiros, celebrando histórias e resultados que evidenciam o poder da educação para transformar comportamentos. Em 2025, o programa alcançou 495 escolas de 75 municípios alagoanos, envolvendo 1.509 professores e mais de 160 mil estudantes.
Esse alcance expressivo fez de Alagoas referência nacional em educação para o trânsito, chamando atenção inclusive de países de língua portuguesa, que já demonstram interesse em conhecer o modelo adotado no estado.
Durante os encontros, alunos e professores compartilharam experiências que mostram como o programa impacta o comportamento das crianças e, consequentemente, de suas famílias.

A professora Edneia Costa, da Escola Municipal Divonete Cavalcante, em Taquarana, destacou a importância de trabalhar o tema de forma contínua e participativa. “As crianças aprendem, por meio de aulas dinâmicas, tanto na teoria quanto na prática, os cuidados necessários no trânsito e o uso correto dos equipamentos de segurança. Assim, conscientizam os pais sobre a importância do cuidado, ajudando a evitar acidentes”, afirmou.
Entre os alunos, o aprendizado já é colocado em prática. Os irmãos gêmeos Brian e Breno relataram como aplicam os ensinamentos no dia a dia. “Aprendi a respeitar os carros, os sinais e a usar o cinto e o capacete. Nunca devemos andar sem segurança”, disse Brian. “Aprendi que não se deve usar celular na estrada e que é preciso usar o capacete com atenção. Se a gente não ficar ligado, pode acontecer algo ruim”, completou Breno.
O evento contou com palestras, minicursos, mesas-redondas, entrega de certificados e apresentações culturais de escolas de União dos Palmares e Taquarana. Também estiveram presentes representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Laboratório de Transportes da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

O soldado Péligris, do BPRv, explicou que o uso de tecnologia auxilia os professores a compreenderem melhor os riscos do trânsito e a transmitirem esse conhecimento aos alunos: “Utilizamos óculos de realidade virtual para simular condições adversas, como dirigir com sono ou sob efeito de álcool. A ideia é oferecer novas formas de trabalhar a educação para o trânsito de forma transversal nas escolas”.
Maeli Fae, representante do LabTrans/UFSC, ressaltou a parceria técnica com o Detran Alagoas e o alinhamento do programa à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “O Detran foi corajoso ao incorporar o programa Conexão DNIT nas escolas e articular essa rede com 75 municípios. Hoje, Alagoas é referência no Brasil. Trabalhamos percepção e consciência de risco para mudar atitudes, promovendo uma educação para o presente e para o futuro”.
O assessor especial e integrante da equipe da Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran/AL, Roberto Silva, comemorou o reconhecimento conquistado pelo projeto. “Recebemos a notícia de que o Detran Alagoas é destaque mundial. Países de língua portuguesa já estão de olho no nosso projeto, que hoje é referência para o Brasil. É o Detran Alagoas mais próximo da sociedade, e com isso vamos conseguir reduzir acidentes em nosso estado”.
Representando o DNIT, o coordenador Júlio Pelizon destacou a importância da parceria entre os dois órgãos federativos. “Estamos aqui em Arapiraca vivenciando esse momento de culminância, resultado do trabalho de educação para o trânsito desenvolvido pelos professores de Alagoas. A união entre o DNIT, o Detran e as escolas é fundamental para garantir que esse conhecimento continue se multiplicando”.

Para o Detran Alagoas, o Detran na Escola é mais que um programa: é uma política pública que promove a cultura de paz e responsabilidade no trânsito. O encerramento do 3º Encontro Nacional celebrou as conquistas de 2025 e apresentou as metas para o próximo ano, reforçando o compromisso com a vida e com a formação cidadã.
Sobre o programa
O Detran na Escola é realizado em parceria com o DNIT, LabTrans/UFSC, Ufal, secretarias municipais de Educação e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O programa integra a educação para o trânsito ao currículo escolar, promovendo formações, atividades lúdicas e projetos pedagógicos voltados à segurança viária, cidadania e respeito à vida.


