Geral

Panetutti conquista 1º lugar no concurso do Melhor Pão Francês de Alagoas

Competição promovida pelo Sebrae reconheceu dez panificações do estado e avaliou pães de 84 estabelecimentos.

Por Redação com agências 13/12/2025 07h07 - Atualizado em 13/12/2025 09h09
Panetutti conquista 1º lugar no concurso do Melhor Pão Francês de Alagoas
A panificação Panetutti venceu a 1ª edição com o melhor pão francês de Alagoas - Foto: Julio Vasconcelos

A Panetutti Panificação foi a vencedora da primeira edição do concurso Melhor Pão Francês de Alagoas, promovido pelo Sebrae Alagoas. O resultado foi anunciado na quinta-feira (4), durante cerimônia realizada na sede da instituição, em Maceió, que reuniu representantes do setor de panificação de diversas regiões do estado.

Com 11 anos de atuação no mercado, a Panetutti recebeu o primeiro lugar após avaliação técnica que considerou critérios como crosta, crocância, aroma e sabor. O proprietário Leonildo Rufino recebeu a placa de reconhecimento, além de um prêmio de R$ 5 mil e vale-presente no valor de R$ 2.500 em produtos de empresas parceiras do concurso.

Em segundo lugar ficou a Panificadora Real, do município de Olho d’Água das Flores, seguida pela Casa Portuguesa, que garantiu a terceira colocação. As duas também receberam premiação em dinheiro e vales-presente. Ao todo, dez panificações foram reconhecidas, incluindo estabelecimentos de Maceió e do interior alagoano.

Participaram da disputa 84 panificações, cujas amostras foram adquiridas por cliente oculto em horários distintos e analisadas de forma anônima por uma banca técnica especializada. Cada participante recebeu uma ficha individual com a avaliação detalhada do produto.

Segundo o Sebrae, a iniciativa busca estimular a melhoria dos processos produtivos e valorizar o pão francês, responsável por parcela significativa do faturamento das padarias. Dados do setor indicam que Alagoas possui mais de 2,3 mil empresas ativas na área de panificação, com crescimento no número de negócios e geração de empregos em 2025.

Além da premiação, o evento integrou a programação do 11º Seminário de Panificação, que contou com palestras técnicas, debates e orientações voltadas a empresários e profissionais do segmento. O Sebrae informou que novas edições do concurso estão previstas, acompanhadas de ações de capacitação para o setor.