Geral
Alagoas recebe primeiro lote da vacina contra vírus sincicial respiratório
Imunização é destinada a gestantes e protege recém-nascidos contra bronquiolite e pneumonia
O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (2) a distribuição nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O primeiro lote, com 673 mil doses, será enviado a todos os estados. Alagoas receberá 12.430 doses, com previsão de chegada nesta quarta-feira (3).
A imunização, ofertada gratuitamente pelo SUS, é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa representa um avanço importante:
“Esse é mais um passo decisivo para proteger gestantes e recém-nascidos de uma das infecções respiratórias mais graves do período neonatal. A chegada dessa vacina reforça o compromisso do SUS com a prevenção e o cuidado integral das famílias brasileiras.”
O lote inicial integra a compra de 1,8 milhão de doses e faz parte de acordo firmado entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que garantiu a transferência de tecnologia para fabricação nacional do imunizante.
Importância da vacinação
O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus, sendo 82,5% em crianças abaixo de dois anos.
A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações. Estudos clínicos, como o Matisse, demonstraram eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves nos primeiros 90 dias após o nascimento.
Quem deve se vacinar
• Gestantes a partir da 28ª semana
• Dose única a cada nova gestação
• Pode ser aplicada junto às vacinas contra influenza e covid-19
Com a chegada das doses às Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipes serão orientadas a atualizar a situação vacinal das gestantes e garantir a aplicação simultânea dos imunizantes quando necessário.

