Geral
Ventos fortes devem atingir Alagoas até sexta-feira (21)
Rajadas acima de 50 km/h elevam risco de destelhamentos e quedas de objetos, alerta Semarh
Moradores de Maceió registraram nesta semana momentos de susto devido aos fortes ventos que atingem a cidade. Em um vídeo publicado nas redes sociais, por exemplo, é possível ver barracas de vendedores ambulantes caídas e sendo arrastadas na Rua do Comércio.
Outros moradores também perceberam grande quantidade de areia espalhada pelas pistas, próximo à orla marítima, fenômeno que acontece por causa da forte ventania que leva a areia para outros espaços.
Na última terça (18), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um novo aviso meteorológico para Alagoas por causa do aumento significativo da intensidade dos ventos no estado.
Segundo o órgão, as rajadas moderadas a fortes, registradas desde quarta-feira (19), devem persistir até esta sexta-feira (21), especialmente no Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió e no Baixo São Francisco.
Segundo a equipe técnica da Semarh, o fenômeno é provocado pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que intensifica os ventos de Nordeste. Em alguns momentos, as rajadas podem ultrapassar 50 km/h, elevando os riscos de ocorrências.
O órgão alerta para possíveis destelhamentos, queda de galhos, placas metálicas, coberturas e outros objetos que podem atingir a rede elétrica e causar interrupções no fornecimento de energia.
A orientação é de atenção redobrada para moradores das áreas mais suscetíveis.
A Semarh segue monitorando as condições do tempo e informa que novas atualizações podem ser divulgadas.
Caso o cenário meteorológico se agrave, um Alerta Máximo poderá ser emitido.


