Geral
Seduc promove Encontro Estudantil 2025 no Cepa, em Maceió
Homenageada será psicóloga alagoana e educadora Nise da Silveira
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, o Encontro Estudantil 2025, considerado o maior evento de protagonismo juvenil de Alagoas. A programação acontecerá no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, reunindo estudantes, professores e comunidade escolar para celebrar talento, criatividade e inovação na Rede Estadual de Ensino.
Com o tema “120 anos da psiquiatra alagoana Nise da Silveira”, a edição deste ano destacará o legado humanista e transformador da médica, referência mundial no cuidado em saúde mental e inspiração para práticas educacionais sensíveis, criativas e inclusivas.
Ao todo, o Encontro reunirá 298 projetos, produções, apresentações e premiações, representando uma ampla diversidade de áreas do conhecimento e expressões artísticas.
Os três primeiros colocados em cada modalidade receberão certificados de reconhecimento, troféus para suas unidades de ensino e poderão ter seus projetos publicados nos Anais do Encontro Estudantil, ampliando a visibilidade das produções desenvolvidas nas escolas públicas.
Participam do evento tanto estudantes protagonistas — autores/as dos trabalhos e apresentações — quanto visitantes, incluindo familiares, docentes, funcionários/as e o público em geral.
-(20).jpg)
Encontro Estudantil
O Encontro Estudantil contará com uma série de mostras científicas que estimulam a investigação, a criatividade e o uso da tecnologia na educação básica. Entre elas, destacam-se:
· Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – 30 projetos: Mobilizará comunidades escolares em torno da pesquisa e da inovação, com foco em Ciências Biológicas e Ciências Exatas.
· Mostra de Programação e Robótica – 24 projetos: Exibirá soluções tecnológicas desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio.
· Mostra Alagoana de Astronomia – 11 projetos: Apresentará produções de clubes de astronomia e escolas da rede, abordando temas como origem da vida, expansão do universo, evolução estelar, exoplanetas e exploração espacial.
A programação artística do Encontro reforça uma das marcas da educação alagoana: incentivar a sensibilidade, a identidade e a criatividade dos estudantes. Estão previstas:
· Mostra Estudantil de Artes Plásticas - Pintura: 37 projetos - Desenho: 37 projetos
· Mostra Estudantil Audiovisual de Alagoas – 10 produções: Incentiva a criação de curtas-metragens, desde o roteiro até edição e montagem.
· Mostra Estudantil de Fotografia – 22 produções: Valoriza a experimentação estética e o desenvolvimento da percepção visual.
· Festival Estudantil de Dança – 10 grupos: Promove a dança como expressão e linguagem artística no ambiente escolar.
· Festival Estudantil de Música – 9 produções: Reforçará a música como ferramenta pedagógica e cultural.
· Festival Estudantil de Teatro – 9 grupos: Estimulará o teatro como instrumento formativo, integrando estudantes e unidades de ensino.
· Sarau Estudantil da Rede Estadual (SAEREAL) – 22 produções: Incentivará a leitura, a escrita e a expressão literária.
O evento também abrirá espaço para iniciativas que fortalecem o protagonismo, a organização e o sentimento de pertencimento entre os estudantes:
· Encontro dos Grêmios Estudantis (EGREAL) – 13 grupos: Promoverá debates, trocas de experiências e escuta ativa entre grêmios.
· Projeto Professor Mentor, Meu Projeto de Vida – 13 produções: Mostrará projetos desenvolvidos por estudantes-monitores que atuam no combate à evasão e no reforço da aprendizagem.
· Prêmio Personalidades Negras e Indígenas – 2 projetos: Valorizará a produção de conhecimento sobre história e cultura afroindígena alagoana.
· Prêmio Professor Edvaldo Albuquerque – 10 projetos: Reconhecerá estudantes com destaque em liderança, empreendedorismo, voluntariado e outras áreas de impacto social.
· Prêmio Cenira Angélica - 6 projetos: Exaltará projetos capazes de materializar reflexões e práticas de combate às violências de gênero contra mulheres cisgêneras, transexuais e travestis.
· Olimpíada de História de Alagoas (OLHAL) – 3 equipes: Incentivará o estudo da história afroindígena e das personalidades alagoanas.
· Arena da Cultura Empreendedora da Escola – 10 projetos: Reunirá iniciativas que estimulam a criatividade, a resolução de problemas e o desenvolvimento de soluções para os territórios.
· Festival de Invenção e Criatividade (FIC) – 21 atividades: Criará um espaço “mão na massa”, explorando materiais, tecnologias e experimentações educativas.
-(22).jpg)
Cronograma e orientações
25 de novembro
08h às 17h
· Mostra Estudantil de Artes Plásticas – Desenho e Pintura em Tela - Escola Princesa Isabel – Hall da entrada principal e Sala de Projeção
08h30 às 12h
· Olimpíada de História de Alagoas – OLHAL – Sala do CENFOR
· Professor Mentor, Meu Projeto de Vida – Auditório da 13ª GEE
08h30 às 17h
· Prêmio Professor Edvaldo Albuquerque; Cenira Angélica; Personalidades Negras e Indígenas - Auditório do CENFOR
09h às 12h
· Festival Estudantil de Dança – Ginásio do Princesa Isabel
13h30 às 17h
· Festival Estudantil de Teatro – Ginásio do Princesa Isabel
26 de novembro
08h às 15h
· Arena da Cultura Empreendedora – Auditório da 13ª GEE
08h30 às 12h
· Mostra Estudantil de Fotografia – Escola Princesa Isabel
08h30 às 17h
· Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – MECTI – CDR
· Mostra Alagoana de Astronomia – MAST – CECITE – Miniauditório (A) e Sala de Física (B)
· Mostra de Programação e Robótica – Ginásio Moreira e Silva
09h às 17h
· Encontro dos Grêmios Estudantis – EGREAL – Ginásio do Princesa Isabel
13h30 às 16h30
· Mostra Estudantil Audiovisual – Escola Princesa Isabel – Sala de Projeção
27 de novembro
08h às 16h
· Festival de Invenção e Criatividade – FIC – CECITE
· Sarau Estudantil – SAEREAL – Pátio externo em frente à Escola Estadual Moreira e Silva
08h às 17h
· Festival Estudantil de Música – Ginásio do Princesa Isabel


