Geral

Ronda no Bairro inicia Operação Verão com ampliação do policiamento na orla de Maceió

Ação reforça presença policial do Pontal da Barra a Ipioca, com novos turnos e ampliação de equipes até abril de 2026

Por Redação* 18/11/2025 15h03
Ronda no Bairro inicia Operação Verão com ampliação do policiamento na orla de Maceió
Ronda no Bairro inicia Operação Verão com reforço no policiamento na orla de Maceió - Foto: Assessoria

O Programa Ronda no Bairro deu início, nesta quarta-feira (19), à Operação Verão, estratégia que aumenta o policiamento de proximidade ao longo de toda a orla marítima de Maceió — do Pontal da Barra ao bairro de Ipioca. Para intensificar o patrulhamento, o efetivo ganhou o reforço de 10 novas guarnições, passando a atuar com 40 agentes diariamente, das 7h à meia-noite.

A operação também contará com dois turnos intermediários — das 9h às 17h e das 17h à meia-noite — ampliando a cobertura operacional durante todo o dia.

“Estamos preparados para a maior alta temporada da história de Alagoas. A determinação do governador Paulo Dantas é clara: fortalecer nossa presença na orla e garantir que moradores e turistas vivam esse período com segurança, acolhimento e tranquilidade. Estamos realizando um trabalho em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo e o trade para proporcionar aos visitantes uma estadia tranquila e acolhedora no nosso Estado”, afirmou o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.

Com a chegada do primeiro navio da temporada 2025/2026, também nesta quarta-feira, o programa fará uma recepção especial aos visitantes no Terminal de Passageiros do Porto de Maceió, com apoio de agentes bilíngues, orientações de segurança e apresentação musical. Equipes operacionais também reforçarão o entorno do Porto, no bairro de Jaraguá.

A Operação Verão ampliará ainda as atividades da Equipe de Articulação e Mobilização Social, responsável por intensificar buscas ativas e prestar atendimento humanizado a pessoas em situação de vulnerabilidade, como população em situação de rua e dependentes químicos. Outra frente será a atuação de agentes bilíngues em áreas de grande fluxo turístico, garantindo comunicação sem barreiras.

“É comprovado que a presença dos agentes nas ruas já inibe a ação criminosa. Em cooperação com as demais forças de segurança pública, nossa missão é ampliar a sensação de segurança para moradores e visitantes”, reforçou o secretário.

A Operação Verão seguirá em vigor até abril de 2026.

*Com informações da Assessoria