Geral

Especialistas de Brasília chegam a Maceió para ministrar curso de Ikebana; inscrições foram prorrogadas

Ikebana significa "flores vivas" ou "dar vida às flores" e, para quem gosta de jardinagem como prática artística, será uma boa oportunidade

Por Redação 04/11/2025 17h05 - Atualizado em 04/11/2025 19h07
Especialistas de Brasília chegam a Maceió para ministrar curso de Ikebana; inscrições foram prorrogadas
Curso será ministrado pelas professoras Filomena Kotaka e Célia Almeida - Foto: Assessoria

As inscrições para o curso de Ikebana, da Escola Sogetsu, foram prorrogadas para a próxima sexta-feira (7). O curso será realizado no estacionamento da Igreja São Pedro, no bairro da Ponta Verde, em Maceió.

Ikebana significa "flores vivas" ou "dar vida às flores" e, para quem gosta de natureza e jardinagem como prática artística, será uma boa oportunidade para treinar e conhecer a técnica a fundo.

Mais que uma técnica decorativa, a Ikebana é uma filosofia que busca harmonia entre a natureza e o ser humano, valorizando a simplicidade, o equilíbrio e o simbolismo das formas.

Para se inscrever, é necessário enviar uma mensagem para o número de telefone (61) 991966888 sinalizando que gostaria de participar. 

O curso será ministrado por duas grandes referências e especialistas na área, que estão vindo de Brasília para dar dicas e orientações sobre o assunto: Filomena Kotaka e Célia Almeida.

Durante o evento, os participantes aprenderão noções básicas das técnicas Moribana, Nageire e de composições livres, sob orientação das professoras formadas pela Escola Sogetsu de Brasília, instituição filiada à tradicional Escola Sogetsu do Japão, fundada em 1927 por Sofu Teshigahara.

As atividades do workshop ocorrerão nos turnos da manhã, no horário das 8h30 até às 11h30, e no período da tarde, das 13h30 às 16h30.

Mais conhecimento

A Ikebana, também conhecida como kadō (“o caminho das flores”), surgiu há mais de 13 séculos no Japão e evoluiu de uma prática ligada ao budismo para uma forma de arte contemplativa e criativa. Na Escola Sogetsu, a ênfase é na liberdade e na expressão individual, “Ikebana pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer lugar e com qualquer material”, afirmava o mestre Hiroshi Teshigahara, terceiro sucessor da escola.