Geral
Seprev leva serviços públicos à comunidade indígena Wassu Cocal, em Joaquim Gomes
Ação itinerante oferece atendimentos essenciais e fortalece inclusão social em áreas tradicionais
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta sexta-feira (31), mais uma edição do projeto “Seus Direitos Vão Até Você”, desta vez na comunidade indígena Wassu Cocal, localizada no município de Joaquim Gomes. A ação itinerante levou serviços essenciais voltados à promoção da cidadania, garantia de direitos e inclusão social.
Durante toda a manhã, equipes da Casa de Direitos estiveram mobilizadas para atender os moradores. Foram oferecidos serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, cálculo de verbas rescisórias, solicitação de seguro-desemprego, recuperação da conta Gov.br e consulta sobre descontos indevidos no INSS.
A Seprev também cadastrou mulheres da comunidade no programa Dignidade Menstrual, iniciativa do Governo Federal que garante distribuição gratuita de absorventes higiênicos por meio do Programa Farmácia Popular.
Géssica Santos, moradora da Wassu Cocal, aproveitou a ação para resolver pendências antigas. “Como eu não tenho celular, fica difícil resolver as coisas das minhas filhas. Hoje consegui tirar os documentos e resolver algumas pendências que estavam paradas há muito tempo. Foi ótimo a gente ter um projeto como esse, vindo na nossa comunidade”, relatou.
Segundo Taylane Nascimento, coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador da Seprev, o projeto integra as estratégias do Governo de Alagoas para ampliar o acesso à cidadania. “Nosso objetivo é garantir que todos os alagoanos tenham seus direitos assegurados, independentemente de onde vivam. Levar a estrutura do Estado até comunidades como a Wassu Cocal é uma forma de promover dignidade e inclusão social”, afirmou.


