Geral
Cartórios de Alagoas já emitem nova Carteira de Identidade Nacional
Serviço está disponível em 17 unidades e facilita o acesso ao documento que usa o CPF como número único

A população alagoana já pode emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 17 cartórios distribuídos pelo estado. O serviço, fruto de convênio entre o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), Governo de Alagoas e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL), oferece a emissão da 1ª via por R$ 40 e da 2ª via por R$ 76.
A CIN é o novo documento de identificação civil no Brasil e tem como diferencial o uso do CPF como número único, promovendo mais segurança e integração entre os registros públicos. Para solicitar, o cidadão deve apresentar certidão de nascimento legível, preferencialmente atualizada. O prazo de entrega é de até 20 dias, no mesmo cartório onde foi feito o pedido.
Durante reunião sobre o avanço do serviço, o presidente do TJAL, Fábio Bittencourt, destacou o impacto social da medida. “É um serviço que melhora o atendimento ao público, pois esse é um documento essencial à cidadania. A capilaridade dos cartórios permite que mesmo municípios mais distantes tenham acesso à emissão”, afirmou.
O presidente da Arpen/AL, Wagner Falcão, também ressaltou a importância da parceria institucional. “O apoio do Tribunal e da Corregedoria foi fundamental para que o projeto fosse aprovado e implantado. Isso facilita muito a vida da população”, disse.
A iniciativa reforça o compromisso das instituições com a modernização dos serviços públicos e a ampliação do acesso à documentação civil em Alagoas.
