Geral

Detran/AL realiza leilão de 3.333 veículos classificados como sucatas inservíveis

Apenas empresas do ramo de reciclagem, siderurgia ou fundição podem participar da disputa online

Por Redação* 13/10/2025 13h01
Detran/AL realiza leilão de 3.333 veículos classificados como sucatas inservíveis
Veículos serão leiloados em lote único, e estarão disponíveis à visitação nos pátios vinculados ao órgão em Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios - Foto: Tiago Ranieri / Ascom Detran-AL

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) vai promover, no dia 24 de outubro, a partir das 9h, um leilão com 3.333 veículos inservíveis. O certame será realizado exclusivamente online, por meio do site do leiloeiro oficial (www.leiloesfreire.com.br).

Os veículos foram removidos, apreendidos e retirados de circulação há mais de 60 dias, sem que os proprietários tenham feito a retirada dos pátios do Detran/AL. O procedimento segue o que determina o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Resolução nº 623/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Todos os itens serão leiloados em lote único, e estarão disponíveis para visitação presencial entre os dias 17 e 23 de outubro nos pátios do Detran/AL localizados em Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios.

Os veículos podem ser conferidos nos seguintes locais e horários:

  • Arapiraca: Avenida Asa Branca, quadra 164, bairro Guaribas – das 9h às 12h e das 14h às 17h;
  • Maceió (Cidade Universitária): Rua José Hailton dos Santos – das 9h às 12h e das 14h às 17h;
  • Palmeira dos Índios: Rua Pedro Soares da Mota, 383, bairro São Cristóvão – das 8h às 14h;
  • Maceió (Santos Dumont): Avenida Lourival Melo Mota, 7401 – das 8h às 14h.

De acordo com Alexandre Lages, diretor-adjunto do Detran/AL e presidente da Comissão de Leilões, o leilão inclui motocicletas, carros de passeio, reboques, caminhão e vans, todos classificados como sucatas inservíveis, sem condições de tráfego.

“Os veículos serão vendidos no estado em que se encontram e, por estarem classificados como sucatas inservíveis, o arrematante não terá direito à documentação. Eles serão prensados ou triturados no próprio local”, explicou Alexandre Lages.

Para participar, é obrigatório ser pessoa jurídica do ramo de reciclagem, siderurgia ou fundição, apresentando documentos como Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, Ato Constitutivo e últimas alterações sociais, além de documentos do representante legal e atestado de capacidade técnica expedido por órgão do Sistema Nacional de Trânsito, comprovando que a empresa dispõe dos equipamentos necessários para prensagem do material.

Mais informações, a lista completa de veículos e o Edital 03/2025 estão disponíveis no site oficial do Detran/AL:
🔗 https://static.detran.al.gov.br/media/licitacao/SEI_35071215_Edital_3.pdf

Dúvidas podem ser esclarecidas com a Comissão de Leilões pelo e-mail: [email protected].

*Com informações da Ascom Detran-AL