Geral
Alunos de escolas públicas do interior se destacam em olimpíada de robótica e levam Alagoas à etapa nacional
Estudantes de Canapi, Limoeiro de Anadia, União dos Palmares e Girau do Ponciano conquistaram medalhas e representarão o estado na Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes de escolas públicas do interior alagoano mostraram talento e dedicação na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Competindo com escolas particulares da capital, os alunos dos municípios de Canapi, Limoeiro de Anadia, União dos Palmares e Girau do Ponciano conquistaram medalhas em diversas categorias e agora se preparam para representar Alagoas na fase nacional, que reunirá as melhores equipes do país.
A participação na OBR tem grande impacto na autoestima e no desenvolvimento das competências dos jovens. É o que ressalta o professor Wecy Silva, da Escola Municipal Dom João XXIII, de Canapi, que conquistou o 1º lugar na Modalidade Robótica Artística Nível 1. “Estamos vivendo algo inimaginável, pode parecer simples, mas para toda comunidade escolar isso significa muito — alunos, pais, professores, coordenadores. Estamos indo para a etapa nacional com muita alegria, com muita responsabilidade e iremos nos preparar para que tudo aconteça da melhor forma possível”, destacou o professor.
Também de Canapi, a Escola Municipal Ananete Cavalcante foi classificada para a etapa nacional na Modalidade Robótica Artística Nível 2. Além de estimular o raciocínio lógico e a criatividade, a competição reforça valores como cooperação, disciplina e superação de desafios.
O município de União dos Palmares garantiu o 1º lugar na Modalidade Resgate Nível 1, com a Escola Municipal Padre Donald, que também vai representar o estado na Nacional. A cidade ainda se destacou em outras categorias, como Inovação (Escola Municipal Mário Gomes) e Melhor Design de Robô (Escola Municipal Maria Mariá).
Para a aluna Viviane Santos, de União dos Palmares, classificada para a Nacional, a parte mais difícil da prova foi a programação. No entanto, ela afirma que receber a medalha e superar os desafios ao lado da equipe compensou todo o esforço. “Foi uma das melhores experiências que já tive na vida”, contou Viviane.
*Com informações da Assessoria
