Geral

Alagoas registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

Jovem de 22 anos, morador de Estrela de Alagoas, está internado na UTI em Palmeira dos Índios

Por Redação 07/10/2025 09h09
Alagoas registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol
Alagoas tem primeiro caso suspeito de contaminação por metanol - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, confirmou na noite desta segunda-feira (6) o primeiro caso suspeito de contaminação por metanol no estado. O paciente é um homem de 22 anos, morador de Estrela de Alagoas, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município na madrugada de domingo (5).

Segundo a nota oficial, o jovem procurou atendimento com sintomas inicialmente compatíveis com bronquite asmática, mas o quadro evoluiu e ele precisou ser transferido para a UTI do Hospital Regional Santa Rita, onde permanece internado.

Ainda não há informações sobre onde o paciente teria consumido a bebida supostamente contaminada. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as autoridades sanitárias de Estrela de Alagoas já foram notificadas para auxiliar na investigação.

A prefeitura destacou que equipes da Vigilância Sanitária iniciaram uma operação preventiva para identificar possíveis produtos contaminados no comércio local. Até o momento, nenhum estabelecimento foi autuado ou apresentou irregularidades, mas os órgãos de saúde recomendam cautela aos consumidores.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já contabiliza 225 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas — sendo 16 casos confirmados e 209 em investigação. Os dados foram compilados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs Nacional).