Geral
Relatório do IMA aponta seis pontos impróprios para banho em Alagoas
Levantamento analisou 60 locais no estado; praias em Maceió, no Litoral Sul e no Litoral Norte estão entre as áreas com restrição
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) divulgou neste sábado (27) um relatório de balneabilidade referente a 60 pontos analisados no estado. Do total, 54 locais foram considerados próprios para banho, enquanto seis apresentaram condições impróprias.
Em Maceió, três trechos aparecem com restrição: Praia da Pajuçara, Praia de Cruz das Almas e Rio Pratagy. No Litoral Sul, dois pontos estão impróprios, e no Litoral Norte, um ponto também não deve ser frequentado.
Locais impróprios para banho em Alagoas:
Praia da Barra de São Miguel / Frente à Rua Edson Frazão
Rio Niquim / Barra de São Miguel, a cerca de 300m da foz
Praia da Pajuçara / Av. Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua João Carneiro
Praia de Cruz das Almas / Av. Eustáquio Gomes, em frente ao Condomínio Solaris
Rio Pratagy / Ponte AL-101 Norte
Praia de Maragogi / Frente à foz do Rio Persinunga
As coletas que embasaram o relatório foram realizadas em 24 de setembro de 2025. O IMA alerta que fatores como chuvas e lançamento de efluentes podem comprometer a qualidade da água, aumentando o risco de doenças infecciosas.
O instituto recomenda evitar praias próximas a rios e córregos potencialmente contaminados nas 24 horas seguintes a fortes chuvas, devido à maior possibilidade de contato com matéria fecal e riscos à saúde.


