Geral
MPAL identifica falhas de acessibilidade em escola municipal no bairro do Jacintinho
Durante visita à Escola Municipal Doutor Baltazar de Mendonça, promotora elogia dedicação da equipe, mas cobra melhorias na infraestrutura
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) realizou, na noite da última quarta-feira (24), uma visita à Escola Municipal Doutor Baltazar de Mendonça, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió. A inspeção integra a programação de visitas a unidades de ensino que oferecem a modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
Durante a ação, a promotora de Justiça Alexandra Beurlen, que coordena a iniciativa pelo MPAL, demonstrou otimismo em relação ao comprometimento da equipe gestora da escola e à qualidade do ensino oferecido. “A gente percebe nos detalhes o carinho dos diretores, das coordenações e dos professores com os alunos”, salientou.
Apesar do reconhecimento à atuação dos profissionais da unidade, a promotora também apontou sérias deficiências na infraestrutura da escola. “É uma escola muito quente, em que até à noite a gente sentiu muito calor. A fiação elétrica não permite que os aparelhos de ar-condicionado sejam ligados. Também há problemas de acessibilidade, portas de salas de aula, banheiros e outros ambientes com defeitos. Então, muita coisa precisando de reforma”, detalhou.
Como desdobramento da visita, o MPAL deverá expedir uma Recomendação Administrativa ao município de Maceió, solicitando que sejam adotadas as medidas necessárias para sanar as falhas encontradas na escola. Caso não haja cumprimento da Recomendação, o órgão poderá ingressar com uma Ação Civil Pública (ACP).
A ação faz parte de uma força-tarefa formada pelo MPAL em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública Estadual (DPE), que tem como meta visitar 40 escolas da capital alagoana.
*Com informações da Ascom MPAL


