Geral
Edufal vai lançar 71 livros na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Evento acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, no Centro de Convenções, em Maceió

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, maior evento literário e cultural do estado, acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, no Centro de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Reconhecida por abrir espaço para escritores alagoanos, a edição deste ano contará com o lançamento de 71 títulos acadêmicos selecionados pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).
A lista com títulos e autores selecionados já está disponível no site da Edufal. Para saber mais sobre eles, acesse aqui.
“As obras selecionadas são totalmente financiadas pela Ufal ou com recursos do edital. Esse processo é essencial para fortalecer a divulgação científica e a extensão universitária. Muitos professores já aguardam a Bienal para apresentar suas pesquisas”, destacou Fernanda Lins, coordenadora editorial da Edufal.
“As obras selecionadas são totalmente financiadas pela Ufal ou com recursos do edital. Esse processo é essencial para fortalecer a divulgação científica e a extensão universitária. Muitos professores já aguardam a Bienal para apresentar suas pesquisas”, destaca Fernanda Lins, coordenadora editorial da Edufal.
Desde 2017, a Ufal promove editais para que obras acadêmicas sejam lançadas durante a Bienal no estande da Edufal. O edital 01/2024 contemplou 49 títulos, sendo 39 de docentes e 10 de técnicos. Já o edital 01/2025, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), selecionou 22 obras, entre teses e dissertações de programas de pós-graduação do estado.
Na última edição, a Bienal recebeu mais de 400 mil visitantes e registrou a venda de cerca de 250 mil livros. Para 2025, a expectativa é superar esses números. Segundo Fernanda, oferecer a vitrine internacional do evento aos autores acadêmicos garante não só a projeção da universidade, mas também um diferencial para cada pesquisador.
“Os professores e pesquisadores já esperam a Bienal todo ano, deixam o livro pronto para apresentar no edital, porque é uma oportunidade de divulgar suas pesquisas e ficam orgulhosos de ter um livro lançado pela Ufal. O retorno é de visibilidade acadêmica, mas também comercial: as pessoas vão, conhecem e compram os livros. É um retorno científico, comercial e pessoal”, concluiu.
Além dos títulos acadêmicos selecionados pela Edufal, também acontecerá uma ampla variedade de outros lançamentos. Editoras comerciais, autores independentes e coletivos literários de diferentes gêneros terão espaço ao longo dos dez dias de programação, reforçando o caráter plural e aberto do evento.
O coordenador da Bienal e diretor da Edufal, Eraldo Ferraz, diz que o evento pode ser considerado como um dos principais portais para novos escritores. “Viemos oferecendo uma plataforma para que suas vozes sejam ouvidas e valorizadas. O evento buscará fomentar a diversidade cultural e literária, criando espaço para que os autores emergentes possam compartilhar suas obras e experiências" afirmou o professor.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 e outas informações da programação por meio do site oficial bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.
