Geral
Unidades de saúde de Maceió disponibilizam suplementação de vitamina A
Suplementos são direcionados especialmente para crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Todas as unidades de saúde de Maceió estão disponibilizando suplementação de vitamina A, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) neste sábado (20).
O objetivo é fortalecer a prevenção de doenças e realizar estratégias para suplementar crianças de 6 meses a menores de 5 anos, desde as consultas pré-natal até a puericultura (período de desenvolvimento infantil).
A vitamina A auxilia no desenvolvimento e no fortalecimento do sistema imunológico. Ela também é fonte de nutrientes para o organismo, pois proporciona renovação celular e suporte na saúde dos olhos.
Os serviços também são oferecidos por demanda espontânea, para quem não realiza acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde.
Programa Nacional de Suplementação
OmMinistério da Saúde (MS) instituiu oficialmente em 2005, a Portaria nº 729 com o intuito de reduzir e controlar a hipovitaminose A, a mortalidade e morbidade infantil, criando o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA), que abrange desde 2017, regiões do Norte, Nordeste e outras localidades do País.
Esquema para administração
Em crianças de 6 a 11 meses - 100.000 UI (uma dose); de 12 a 24 meses - 200.000 UI (uma vez a cada 6 meses); em crianças de 25 a 59 meses - 200.000 UI (uma vez a cada 6 meses).
