Geral
Governo de Alagoas lança plataforma Alagoas Inteligente com 25 serviços on-line
Ferramenta deve chegar a 85 serviços até o fim de 2025 e promete mais agilidade e economia para o cidadão
O Governo de Alagoas lançou nesta sexta-feira (19) a plataforma Alagoas Inteligente (AI), um portal digital que oferece acesso simplificado a serviços públicos essenciais. A ferramenta já está disponível pelo endereço https://ai.al.gov.br/ com login via gov.br.
Na primeira fase, a plataforma reúne 25 serviços, como matrícula on-line para escolas estaduais, solicitação da CNH de baixa renda, consulta de habilitação, registro de boletim de ocorrência, emissão de contracheque para inativos e pensionistas, além de pedidos de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Durante a coletiva de lançamento, realizada no Palácio República dos Palmares, o governador Paulo Dantas destacou o impacto da iniciativa na modernização da gestão pública. “Estamos investindo em tecnologia para tornar o Estado mais eficiente e próximo das pessoas. A plataforma Alagoas Inteligente é um passo importante para desburocratizar o acesso aos serviços e garantir mais agilidade e transparência”, afirmou.
Segundo o secretário especial de Orçamento, Planejamento e Governo Digital, Phelipe Vargas, a meta é alcançar pelo menos 85 serviços digitais até o final de 2025. A proposta é facilitar o acesso da população e tornar o Estado mais próximo do cidadão por meio da tecnologia.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em parceria com a empresa X-VIA Tecnologia LTDA, especializada em soluções para governo digital. A secretária da Seplag, Paula Dantas, destacou os impactos positivos da iniciativa. “O projeto otimiza a gestão, reduz custos e libera servidores para tarefas mais estratégicas, permitindo que o Estado invista ainda mais no bem-estar e desenvolvimento da população”, afirmou.
Além do portal web, o Alagoas Inteligente também contará com aplicativo para dispositivos móveis, disponível para sistemas iOS e Android. A expectativa é que a nova ferramenta digital gere uma economia de mais de R$ 20 milhões para os cofres públicos e R$ 35 milhões para os cidadãos.


