Geral
Está aberta inscrições para a 16ª edição da Mostra Sururu de Cinema
Curtas-metragens e videoclipes alagoanos podem ser inscritos de 14 de setembro a 5 de outubro

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano. De 14 de setembro a 5 de outubro, os interessados podem inscrever curtas-metragens e videoclipes alagoanos pelo www.mostrasururu.com.br, seguindo alguns requisitos.
As produções disputam prêmios do júri e do público durante a Mostra Competitiva, que acontece de 10 a 14 de dezembro, no Arte Pajuçara.
O evento já se consolidou como a principal vitrine do cinema alagoano e é o espaço para encontros e reencontros de quem fomenta, estimula e vive o audiovisual. A mostra é gratuita, o que reforça seu compromisso com a valorização cultural e oferece uma programação rica e diversa, por meio de oficinas, laboratórios e programação presencial e online.
Esta edição traz como tema Um Cinema de Tramas. “A 16ª Mostra Sururu tece os múltiplos fios que compõem o cinema feito em Alagoas. Cada filme é um ponto de costura. Cada história é uma linha puxada do interior em direção ao mundo”, disse Renata Baracho, diretora geral desta edição.
“Se na edição anterior a Mostra mirou a memória como metáfora de futuro, agora volta-se também ao que está entrelaçado, o gesto coletivo de contar histórias e criar novos mundos através do cinema”, conclui Renata.
A 16ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma produção da Casa Mutum e uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano, financiada com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através do Ministério da Cultura, do Governo Federal, operacionalizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
Homenageada
Nesta 16ª edição, a homenageada será Aline Marta Maia, ganhadora do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em “A Natureza das Coisas Invisíveis", no 53º Festival de Cinema de Gramado.
Aline é atriz, nasceu em Maceió, e começou sua trajetória artística aos 14 anos, nos palcos do teatro. Sua primeira aparição no cinema aconteceu em 1987, com uma participação no curta “Tana’s Take”, dirigido por Almir Guilhermino. O filme foi exibido no 20º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 1987.
Com seus dois últimos trabalhos, Aline Marta conquistou reconhecimento nacional e venceu, por dois anos consecutivos, o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival do Rio (2022 e 2023).Também foi indicada ao Prêmio Grande Otelo pela Academia Brasileira de Cinema como Melhor atriz coadjuvante por “Pedágio”.
