Geral
Alagoas é um dos primeiros estados do Nordeste a receber a Jornada Nacional
Evento será realizado no dia 23, na Casa da Indústria, com painéis e workshops

Os estados de Alagoas e da Bahia serão o ponto de partida da etapa Nordeste da Jornada Nacional de Inovação da Indústria. Em Maceió, o encontro está marcado para o próximo dia 23 de setembro, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, localizada no bairro do Farol. Este evento faz parte de uma programação itinerante que já passou pelas regiões Sul e Centro-Oeste, e percorrerá as 27 Unidades da Federação até março de 2026, culminando no 11º Congresso de Inovação da Indústria, em São Paulo-SP.
Promovida pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), a Jornada visa a identificar e conectar empresas, startups, ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia), governos e investidores em torno da transição ecodigital. uma aliança entre sustentabilidade e transformação tecnológica, com foco no desenvolvimento de soluções regionais que possam ser escaladas nacionalmente.
O assessor de Sustentabilidade Industrial da FIEA, Júlio Zorzal, explica a importância deste encontro na capital alagoana. “O evento será um espaço de escuta ativa e de conexão entre os desafios reais da indústria alagoana e as soluções inovadoras que já estão sendo desenvolvidas em nosso estado e em todo o Nordeste”, disse o assessor.
Já o diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI, Jefferson Gomes, reforça o caráter transformador da iniciativa. “Mais do que um evento, a Jornada é um processo de mobilização da inteligência coletiva regional, que respeita as especificidades locais ao mesmo tempo em que projeta uma agenda nacional para a transição ecológica e digital”, afirmou.
A gestora do projeto de Ecossistema de Inovação do SEBRAE/AL, Danúbia Dantas, afirma que esta é uma oportunidade estratégica de fortalecer o ecossistema de inovação de Alagoas, conectando micro e pequenas empresas, startups, universidades, indústrias e governo em torno de soluções que unem sustentabilidade e transformação digital.
“Nosso papel é apoiar os empreendedores locais para que eles consigam transformar ideias em negócios inovadores, competitivos e de impacto, ampliando a inserção do estado na economia do futuro. Esse movimento dialoga diretamente com o que já estamos construindo no ecossistema alagoano: um ambiente colaborativo que valoriza a criatividade, a ciência e a tecnologia como caminhos para o desenvolvimento regional”, revelou.
Empresas em destaque
Em Maceió, a programação contará com painéis sobre os desafios e oportunidades do estado nas áreas de transição ecológica, com apresentações de experiências e soluções das empresas Nosso Mangue, Cooperativa Pindorama, Veolia/Braskem, e transformação digital, com a Hand Talk, Telesil e Solar Bebidas (Coca-Cola).
Além dos painéis, a tarde será dedicada a workshops de acesso a recursos financeiros para inovar, com orientações sobre editais, linhas de financiamento e estratégias para estruturar projetos inovadores em empresas de diferentes portes.
Sobre a Jornada
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria é promovida pelo Sistema Indústria (CNI, SESI, SENAI e IEL) em parceria com o Sebrae, dentro do projeto Juntos pela Indústria. Até março de 2026, serão realizados, ao menos, 27 encontros estaduais e cinco regionais, reunindo empresários, pesquisadores, investidores e autoridades públicas.
*Com informações da Assessoria
