Geral
Alagoas propõe nova diretriz para educação técnica com foco em estudantes da rede pública
Proposta enviada à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) tem como objetivo capacitar jovens tecnicamente e promover sua inserção no mercado de trabalho
Nesta sexta-feira (22), o Governo de Alagoas encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) um projeto de lei que propõe a criação da Política Alagoana de Educação Profissional. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e tem como objetivo ampliar o acesso de jovens e trabalhadores ao ensino técnico, priorizando estudantes da rede pública e beneficiários de programas sociais.
De acordo com o projeto, a Seduc será a responsável por implementar a política, que pretende descentralizar a oferta de cursos técnicos gratuitos, adaptando a formação às necessidades do mercado e às características produtivas de cada região. A proposta também prevê o estímulo ao empreendedorismo, estágios supervisionados e programas de qualificação.
A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, destacou a importância da medida para o futuro do estado.“Esta política é um compromisso do governo em valorizar a nossa juventude e qualificar a nossa força de trabalho. Com ela, estamos garantindo que a educação profissional seja um caminho real para a inserção no mercado, estimulando o desenvolvimento econômico e social de Alagoas”, afirmou.
Para garantir que os alunos permaneçam nos cursos, o projeto estabelece a concessão de auxílios financeiros, como ajuda para transporte, alimentação e material escolar. Também estão previstas bolsas para alunos que atuarem como monitores nas atividades escolares, além de remuneração para educadores, com valores entre R$ 15 e R$ 47 por hora/aula.
O financiamento da nova política será viabilizado com recursos federais, como os provenientes do Pronatec e do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), além de investimentos do Tesouro Estadual. A Seduc também poderá firmar parcerias com o Sistema S e outras instituições para ampliar a oferta de cursos e capacitações.
*Com informações do 7segundos

