Geral
Artesanato de Alagoas ganha elogio e admiração da primeira-dama do País
Em visita ao estado, Janja Silva foi homenageada com o artesanato e elogiou a força cultural das criações locais e o protagonismo do programa Alagoas Feita à Mão

Alagoas recebeu na semana passada, no dia 13 de agosto, a visita da primeira-dama do Brasil, Janja Silva. Ela esteve acompanhada do ministro dos Transportes, Renan Filho; da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
Após participarem do Evento das Marisqueiras, a comitiva foi acolhida por autoridades e pelos mestres e artesãos do programa Alagoas Feita à Mão, em uma recepção marcada por emoção e reconhecimento.
A primeira-dama foi presenteada com peças artesanais, expressão da cultura e da identidade alagoana e fez elogios às criações que retratam a tradição do estado. Entre os momentos mais marcantes, esteve o encontro com a mestra Irineia, patrimônio vivo da cultura brasileira, e com a artesã Adriana Gomes, rendeira do Pontal da Barra, que vestiu Janja com uma peça em filé, patrimônio cultural imaterial de Alagoas.
“Para mim foi muito importante. Eu fiquei muito emocionada com aquele momento e muito feliz em receber ela. Poder mostrar meu trabalho e tirar foto com ela é algo que irei guardar com carinho”, contou a Mestra Irineia.
Para Adriana Gomes, vestir a primeira-dama com o filé foi uma conquista que fortalece a visibilidade da tradição do Pontal da Barra. “Foi uma honra receber a primeira-dama também no meu bairro e no evento com os artesãos. Ela ficou encantada pelo filé e pelo Pontal. Conseguir vesti-la com o filé faz as pessoas verem a arte alagoana com outro olhar. Me sinto orgulhosa em representar as rendeiras do Pontal da Barra”, destacou.
O Mestre Jasson também relatou a emoção de viver esse momento histórico: “Agradeço a Deus pela oportunidade de fazer meu trabalho e ser reconhecido mundialmente. Foi uma honra muito grande encontrar a primeira-dama do Brasil. No início, ela iria ao meu espaço, mas depois mandaram o convite para ir a Maceió, onde tive a felicidade de recebê-la”, disse Mestre Jasson.
“Quando cheguei, o ministro Renan Filho me chamou e disse: ‘venha que vou lhe apresentar à primeira-dama’. Ela foi muito tranquila, simples e atenciosa, não só comigo, mas com todos que estavam presentes. Isso me deixou muito feliz. Nunca pensei que chegaria tão longe. Nasci e me criei na roça, comecei a trabalhar com 9 anos de idade e, quando entrei no artesanato, jamais imaginei que meu trabalho seria tão valorizado. Cada peça que faço é única, a madeira nunca é igual, e isso me dá ainda mais alegria em criar. Essa visita ficará marcada na minha história como um dos momentos mais especiais da minha vida. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que valorizam meu trabalho”, completou Mestre Jasson.
Coordenado pela Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), sob a gestão do secretário Júlio Cezar, o programa Alagoas Feita à Mão tem como objetivo valorizar e promover o artesanato alagoano, levando a tradição cultural do estado para novos públicos e mercados. A presença da primeira-dama e dos ministros reforçou a importância da arte popular como expressão da identidade de Alagoas e como ferramenta de desenvolvimento cultural e social.
