Geral

Pinguim é encontrado morto na praia de Riacho Doce, em Maceió

Segundo o Instituto Biota, esse é o segundo caso registrado em Alagoas em menos de uma semana

Por Redação 31/07/2025 15h03 - Atualizado em 31/07/2025 16h04
Pinguim é encontrado morto na praia de Riacho Doce, em Maceió
Esse é o segundo pinguim encontrado morto em Alagoas em menos de uma semana - Foto: Instituto Biota

Um pinguim-de-magalhães foi encontrado morto encalhado na praia de Riacho Doce, em Maceió, nesta quinta-feira (31). Segundo o Instituto Biota de Conservação, esse é o segundo caso registrado em Alagoas em menos de uma semana.

O animal encalhou morto, mas ainda estava fresco, indicando que morreu há pouco tempo. Ele é da espécie Spheniscus magellanicus.

Ainda de acordo com o instituto, o pinguim foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, onde passará por uma necropsia.

A entidade também destacou que aves dessa espécie migram para águas brasileiras no inverno, o que pode ser muito comum a presença desses animais nas regiões Sul e Sudeste e podendo algumas vezes chegar até as praias do Nordeste.

"Durante a migração, alguns podem se perder do bando e acabar encalhando debilitados, desnutridos e hipotérmicos. É importante lembrar que ainda estamos em estado de emergência devido a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, uma doença viral contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, e o resgistro dos casos é muito importante", disse o instituto.

Orientações

O Instituto Biota recomenda à população que ao encontrar uma ave-marinha não toque ou recolha o animal. Em vez disso, entre em contato com a equipe do instituto e envie fotos e informações da localização para o número (82) 99115-2944.