Geral
Alagoas Feita à Mão mostra a diversidade e identidade cultural na Feirarte
Com apoio do Governo de Alagoas, programa valoriza o setor artesanal na Feira Internacional do Artesanato

A diversidade e a força do artesanato alagoano ganharam espaço de destaque na primeira edição da Feirarte – Feira Internacional de Artesanato, que acontece até o próximo dia 3 de agosto, no estacionamento do Jaraguá, em Maceió. O evento reúne mais de 130 expositores dos segmentos de moda, cultura indígena, afroempreendedorismo, moda LGBTQIAPN+, decoração, gastronomia, lazer e muito mais, com uma programação que inclui oficinas, workshops, apresentações artísticas e folguedos.
Com o tema “O artesanato também é cultura popular!”, a feira propõe ao público uma reflexão sobre o fazer artesanal como expressão da identidade coletiva, moldada por tradições e transmitida entre gerações. Um dos destaques da programação é o estande do Programa Alagoas Feita à Mão, que leva à feira a produção de artesãos de diferentes regiões do estado. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (SERFI), tem como missão valorizar o setor artesanal como vetor de identidade, geração de renda e desenvolvimento sustentável.
“O Governo do Estado é um forte apoiador de iniciativas que geram oportunidades para mostrar o nosso artesanato e promovem a marca Alagoas. Para isso, estamos concentrando uma série de esforços para fortalecer ainda mais a atuação do Programa Alagoas Feita à Mão nos eventos regionais, nacionais e internacionais, e o setor do artesanato sabe disso. Os artesãos sabem que não estão mais sozinhos”, afirma o secretário da SERFI, Júlio Cezar. Essa atuação tem sido reconhecida por quem vive a realidade do setor. “O Alagoas Feita à Mão promove, qualifica, coloca sua cara a tapa e coloca o pessoal para vender. Trazer o pessoal do interior, trabalhar a autoestima e mostrar que eles têm capacidade de vender não é fácil. O trabalho que a Secretaria, o Alagoas Feita à Mão, Júlia Caroá e Júlio Cezar fazem é extraordinário”, destaca o artesão e idealizador da Feirarte, Agapto Costa.
No estande do programa, o público encontra peças autorais que expressam técnicas e histórias diversas, como: cerâmica, bordado, filé, madeira e fibras do ouricuri. Cada item carrega elementos do território e da vivência de seus criadores, promovendo o encontro entre o fazer manual, a memória coletiva e o empreendedorismo criativo. A ação também reforça o compromisso do Governo de Alagoas com políticas públicas que apoiam a cultura e o trabalho artesanal.
A Feirarte segue até domingo, 3 de agosto, 14h às 21h, no estacionamento do Jaraguá. A expectativa é de que o evento atraia visitantes de diferentes regiões, impulsionando ainda mais a visibilidade do artesanato alagoano e fortalecendo a presença dos seus protagonistas no mercado criativo nacional.
