Geral

Fotógrafo alagoano é convocado para cobrir jogos da CBDU na Alemanha e celebra trajetória internacional

Além da atuação na CBDU, Célio também já participou de grandes eventos, como jogos da seleção brasileira de futebol e partidas da Copa América

Por Assessoria 17/07/2025 14h02
Fotógrafo alagoano é convocado para cobrir jogos da CBDU na Alemanha e celebra trajetória internacional
Além da atuação na CBDU, Célio também já participou de grandes eventos, como jogos da seleção brasileira de futebol e partidas da Copa América - Foto: Assessoria

O fotógrafo alagoano Célio Júnior foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para integrar a equipe de cobertura fotográfica dos jogos que serão realizados na Alemanha. O profissional, natural de Maceió, já acumula experiências internacionais registrando competições no México, China, Rússia e Colômbia.

A delegação brasileira, o Time U Brasil, contará também com outros integrantes alagoanos, reforçando a presença do estado nas competições universitárias mundiais. Segundo Célio, a convocação para cobrir mais um evento fora do país é motivo de orgulho e satisfação.

“Para mim é muito satisfatório, principalmente porque sabemos que, de uma maneira geral, tudo é bem mais difícil para nós aqui, em Alagoas, que é um estado pequeno e com menos relevância nacional. Viver isso, sendo natural de Maceió, é sensacional”, destacou o fotógrafo.

Célio Júnior começou na fotografia esportiva por acreditar ter recebido um dom. “Eu acredito que a fotografia para mim, mais precisamente a fotografia esportiva, é um dom de Deus. Da maneira como chegou para mim e da forma como tudo vem acontecendo, não consigo pensar em algo diferente”, afirma.

Além da atuação na CBDU, Célio também já participou de grandes eventos, como jogos da seleção brasileira de futebol e partidas da Copa América, experiências que ajudaram a consolidar sua visibilidade no cenário nacional e internacional.

A vivência em diferentes países trouxe aprendizados sobre as particularidades de cada local.

“Cada país tem sua particularidade. Alguns têm excelente estrutura, outros nem tanto. Fotografar em ginásios com pouca luz, por exemplo, é uma dificuldade enorme para entregar um bom material”, explicou.

Para a cobertura na Alemanha, Célio se prepara revisando equipamentos, estudando o clima e a logística local, e planejando todos os detalhes da viagem.

“A CBDU passa informações sobre o local, mas também me preocupo com a parte técnica, verifico tudo para evitar surpresas durante o evento”, disse.

Ele destaca que, mais do que um trabalho, o compromisso é eternizar momentos únicos dos atletas.

“É uma grande responsabilidade. Tem atletas que estão indo pela primeira vez para uma competição internacional. Para eles, é algo histórico, mágico, e eu carrego o compromisso de registrar tudo isso”, contou.

Sobre o impacto de sua trajetória, Célio acredita que seu trabalho pode inspirar outros fotógrafos, não apenas em Alagoas, mas em todo o Brasil. “Muita gente já me disse que se inspira no meu trabalho, e isso me deixa muito feliz”, afirmou.

Mesmo com tantas conquistas, Célio Júnior mantém os olhos no futuro. “Tenho muita coisa ainda a viver. Sonho em cobrir uma Olimpíada ou uma Copa do Mundo, eventos de expressão mundial dos quais ainda não participei”, revelou.

Ao resumir o sentimento que leva consigo para a Alemanha, ele não hesita: “Gratidão. Gratidão por tudo o que Deus me proporciona e por todas essas experiências. Estou muito feliz com tudo que vem acontecendo”, finalizou.