Geral
Sindicato alerta sobre golpes de falsos advogados em Alagoas
População deve ficar atenta e conferir registro do profissional junto a OAB/AL

Espalhados na internet e nas redes sociais, os golpes financeiros enganam muitas pessoas que, na maioria dos casos, perdem dinheiro e não conseguem mais recuperar. Agora, uma nova modalidade foi criada, com os golpistas se passando por advogados e enganando as pessoas. Por isso, o Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de Alagoas (Sindav/AL) vem alertar a população a não cair em golpes e falsas promessas que são feitas por esses criminosos.
Nesse golpe, falsos advogados conseguem dados pessoais dos cidadãos, acessando indevidamente informações públicas que constam em processos judiciais, especialmente nos casos em que existe uma possível liberação de valores. Com isso, os golpistas entram em contato com a pessoa, geralmente por aplicativo de mensagem, informando que o valor judicial será liberado, caso seja feito um pagamento via Pix para os criminosos.
De acordo com Elias Ferreira, presidente do Sindav/AL, na maioria das vezes, as vítimas que caem nos golpes estão passando por um momento de fragilidade emocional, econômica e acabam sendo presas fáceis para esses criminosos. “Quando os golpistas entram em contato com as vítimas, por mensagens, eles utilizam nomes reais, fotos e até mesmo logomarcas, tentando passar legitimidade ao crime, o que facilita as pessoas serem enganadas”, disse.
Segundo informações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), desde setembro de 2022, já foram registrados em Alagoas cerca de 300 golpes de falsos advogados.
Elias Ferreira reforça que as pessoas precisam estar atentas para qualquer mensagem recebida, principalmente quando não existir um advogado já representado no processo judicial. “O Sindav/AL vem fazer esse alerta para que a população não caia em golpes, não seja enganada, e não fiquem com prejuízos financeiros. Quando a pessoa não estiver sendo representada por algum advogado, e algum suposto profissional entrar em contato repentinamente, a primeira ação deve ser perguntar o número de registro na OAB. Com isso, a pessoa poderá conferir, junto a Ordem, as informações sobre o profissional. E antes da confirmação da identidade do suposto advogado, é importante nunca fazer transferências bancárias, especialmente, se for um pedido de urgência”, explicou.
A verificação das informações também pode ser feita na plataforma ConfirmADV (https://confirmadv.oab.org.br/), onde o cidadão poderá consultar a identidade de um advogado, colocando o número de inscrição da OAB, o estado de registro e o e-mail informado pelo suposto advogado.
Como denunciar – Caso alguma pessoa tenha sido vítima de golpe desses falsos advogados, ela procurar a OAB Nacional e denunciar pelo canal oficial, acessando o site: https://fiscalizacao.oab.org.br.
