Geral

Feriadão da Páscoa: HGE e Hospital de Emergência do Agreste atenderam quase mil pacientes

Dados se referem às assistências prestadas da quinta-feira (28) até às 23h59 do domingo (31)

Por Assessoria 02/04/2024 09h09
Feriadão da Páscoa: HGE e Hospital de Emergência do Agreste atenderam quase mil pacientes
O Hospital Geral do Estado, em Maceió, foi o responsável pelo atendimento de 462 usuários a exemplo do Genivaldo Mendes - Foto: Thallysson Alves / Ascom HGE

As duas maiores unidades de urgência e emergência públicas de Alagoas realizaram 996 atendimentos durante o Feriadão da Páscoa, que ocorreu da quinta-feira (28) até às 23h59 do domingo (31). O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (1) e aponta que o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, assistiu 534 pacientes e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, foi o responsável pelo atendimento de 462 usuários.

No HEA, que presta assistência aos moradores do Agreste, Sertão, Baixo São Francisco, dos 534 pacientes atendidos, 147 foram vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 87 foram vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, mas também deram entrada na unidade hospitalar, nove vítimas de acidentes com bicicletas, seis casos de atropelamento, 39 pessoas que se feriram em colisões e seis sofreram capotamentos.

Ainda foram atendidos 52 casos de corpo estranho no olho, ou nariz, ou boca, ou ainda garganta e duas vítimas de descarga elétrica. O HEA também assistiu 17 pessoas que sofreram luxações ou entorses, nove que foram mordidas por cachorro e 10 que foram picadas por escorpião.

A maior unidade de urgência e emergência do interior do Estado também prestou assistência a oito pacientes que apresentaram casos clínicos, quatro vítimas de acidentes de trabalho e uma vítima de afogamento. A unidade também atendeu 20 feridos em decorrência de agressões, sendo sete corporais, oito por arma branca e cinco por arma de fogo.

Fechando o balanço do HEA, foram atendidas sete pessoas feridas em consequência de quedas de animal, 85 por quedas da própria altura e 27 por quedas de altura. Foram realizadas 13 tomografias computadorizadas e as equipes de plantão no feriadão de Páscoa realizaram 12 procedimentos cirúrgicos.

HGE


Já dos 462 usuários atendidos pelo HGE, que presta assistência aos moradores da região Metropolitana de Maceió, dos Litorais Norte e Sul, da Zona da Mata e do Vale do Paraíba, 347 apresentaram casos clínicos. A unidade hospitalar situada na capital alagoana também atendeu 91 vítimas de acidentes, 18 pessoas que sofreram agressões, quatro que se queimaram e duas que atentaram contra a própria vida.

Das 91 vítimas de acidentes atendidas pelo HGE, 58 se feriram no trânsito, sendo 26 em colisões, 23 em quedas de motociclistas, cinco em quedas de bicicletas e quatro em atropelamentos. Os demais feridos em acidentes foram 20 em situações e 13 no ambiente de trabalho.

Já das 18 pessoas que sofreram agressões e que buscaram atendimento no HGE, oito foram agredidas por arma de fogo, sete por arma branca e três por luta corporal. Todos os casos foram assistidos pelas equipes multidisciplinares, além de terem sido submetidos a exames laboratoriais e de imagem, a exemplo da tomografia computadorizada e do raio-x. A unidade também realizou 104 internações, 95 altas médicas, 43 cirurgias e 26 transferências.

CONSTATAÇÃO


Entre os quase mil pacientes atendidos nas duas maiores unidades de urgência e emergência alagoanas durante o Feriadão da Páscoa, está o mecânico Genivaldo Mendes de Andrade Júnior, de 39 anos, que teve a vida salva pelos plantonistas do HGE. Na sexta-feira (29), ele foi transferido do Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, com tromboembolismo pulmonar (TEP). Bastante cansado, ele recebeu o tratamento adequado para estabilização do seu quadro clínico e agora já até respira sem a ajuda do cateter com oxigênio.

“Depois que entrei aqui, eu melhorei muito! Estou recebendo as medicações, as pessoas me explicam tudo e estão cuidando bem de mim. Espero poder melhorar logo para voltar para casa e seguir com a minha vida, com o meu trabalho, junto com minha esposa e meus dois filhos”, acrescentou Genivaldo, que precisará fazer mais exames para novas definições de condutas médicas na Unidade de Dor Torácica (UDT).

PRÉ-HOSPITALAR


E entre a quinta-feira (28) e o domingo (31), muitos alagoanos necessitaram de assistência pré-hospitalar, levando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a receber 2.684 chamadas telefônicas, por meio do número 192. Com isso, o órgão prestou 369 orientações médicas, que são informações que os médicos de plantão passam, geralmente relativas a engasgos, diarreia, febre em crianças, insolação, entre outras orientações.

O Samu Alagoas, por meio das Centrais de Atendimento de Arapiraca e Maceió, realizou 98 atendimentos clínicos, que são os relativos aos desmaios, transferência de pacientes de hospital para hospital, crise de asma brônquica, falta de ar, entre outros. Quanto aos atendimentos relativos a trânsito, que podem ser colisões entre carros, motos e atropelamentos, foram registrados 78 atendimentos. Com relação aos trotes, do total de ligações recebidas, 735 foram ligações criminosas.

RESOLUTIVIDADE


A cada feriado, segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o HEA e o HGE comprovam o seu poder de resolutividade, salvando a vida de centenas de alagoanos e de pessoas que visitam Alagoas. “Dotados de equipamentos de última geração, de equipes multidisciplinares altamente capacitadas e comprometidas, as duas maiores unidades de urgência e emergência públicas alagoanas, mostram, feriado após feriado, que em caso de acidentes de trânsito, de agressões, afogamentos, queimaduras, AVC [Acidente Vascular Cerebral] e infartos, estão sempre prontas para atender com agilidade, eficiência e humanização”, salientou o gestor.