Geral

Casos de dengue aumentam em mais 50% em Alagoas já no primeiro trimestre do ano

Foram notificados 1.555 casos da doença no Estado

Por Redação* 12/03/2024 08h08
Casos de dengue aumentam em mais 50% em Alagoas já no primeiro trimestre do ano
Aumento dos casos de dengue em Alagoas - Foto: Reprodução

Do inicio do ano até 10 de março de 2024, o Estado de Alagoas registrou um crescimento de 53% no número de casos notificados de dengue. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda (11).

O primeiro trimestre deste ano tem visto o número de casos subir, diferente do que ocorreu em 2023, em comparação a 2022, segundo a Sesau

Ainda segundo dados da Secretaria, até esta segunda foram notificados 1.555 casos notificados de dengue. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número foi de 1.010.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, conclamou os alagoanos a se unirem contra a dengue.

“A população só precisa dedicar 10 minutos por semana para se proteger, eliminando os criadouros do Aedes aegypti. Para isso, cada alagoano tem que se transformar em um agente de endemias e fazer a busca ativa em sua residência, pois estudos apontam que cerca de 75% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas”, voltou a frisar o gestor.

O secretário Executivo de Vigilância em Saúde, médico Marcos Holanda, disse que o Estado tem se preparado para atender a demanda de ocorrências.

“Nos reunimos com os membros da equipe técnica para discutir nossas estratégias, diante do aumento já evidenciado em relação à dengue. Estamos juntos para diminuir as dificuldades que venham a acontecer. Planejamento de medicações, tratamento, leitos para caso de haver a necessidade”, disse.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica das Arboviroses, Naara Nascimento, disse que a situação tem preocupado o órgão.

“No momento nos encontramos um pouco de preocupação em relação à situação epidemiológica em Alagoas. Verificamos um aumento no número de casos notificados em comparação ao mesmo período do ano anterior. Excedemos já o limite que esperávamos para esse período”, relatou.

A Sesau disse que foram programadas ações de capacitações para profissionais da saúde que atuam na assistência.

O Núcleo Técnico de Emergência para a Dengue, realizou, nesta segunda-feira (11), uma reunião para apresentar os dados e discutir estratégias.

“Nossas reuniões são pensadas para traçar estratégias para o controle e combate da doença no Estado, oferecendo todo um suporte aos municípios. A situação tem se desenhado para um momento um pouco mais complicado. Sabemos que circulam os sorotipos virais um e dois, com predominância do um, e estamos em alerta para caso esses números aumentem de forma mais expressiva”, disse Naara.

*Com assessoria