Geral

Prefeitura de Maceió apresenta projeto de Requalificação Urbana da Orla

Por Tribuna Hoje 31/01/2024 18h06
Prefeitura de Maceió apresenta projeto de Requalificação Urbana da Orla
Reunião aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal de Maceió - Foto: Sandro Lima

Na manhã desta quarta-feira (31), foi realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Maceió uma reunião com o Escritório do Índio Costa para passar detalhes sobre o projeto Requalificação Urbana da Orla de Maceió, que compreende o trecho entre Pajuçara até Jacarecica. O encontro foi convocado pelo IPLAN (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió) que convidou o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Alagoas (IAB/AL) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL).

No encontro, Guto Costa do escritório contratado pela prefeitura disse que já houve em média 60 reuniões com diversos grupos e pessoas distintas, desde representantes dos ambulantes ao presidente da Federação das Indústrias e Ministério Público tanto federal quanto estadual para ser apresentado o projeto.

“Mais de 300 pessoas foram entrevistadas, entre moradores e turistas, colhendo dados importantes sobre a cidade de Maceió. A capital tem uma aposta paradisíaca com riquezas extraordinárias, como destino único e global. O escritório já elaborou um Caderno de Análise e Diagnóstico de Maceió com todo o projeto de Requalificação Urbanística e Design Diagnóstico. E com essa análise, o escritório percebeu e elencou forças, fraquezas e oportunidades diante das entrevistas feitas’’, disse Costa.

O representante do escritório falou ainda da força da capital alagoana considerada uma joia de beleza comovente. “Maceió tem clima e águas extraordinárias com uma rica extensão de piscinas naturais de norte a sul do estado, há vida marinha na capital e isso é muito difícil, há uma liderança turística da capital no Brasil também pela hospitalidade e gentileza dos maceioenses’’, ressaltou Costa, apontando que o projeto de requalificação melhora ainda mais este potencial.

Pablo Fernandes, presidente do IAB/AL, informou que o encontro com o escritório que foi contratado pela prefeitura é justamente para discutir a cidade, discutir o projeto urbano.

"A prefeitura contratou o escritório do Índio da Costa para fazer a Requalificação Urbana da Orla de Maceió. Já tivemos outra situação que eles apresentaram o projeto, foi uma reunião mais fechada – onde os trabalhos do escritório foram apresentando. Na ocasião teve uma rodada de conversa para ser avaliado o projeto. Eu estive presente, assim como o presidente do CAO, a conselheira federal do CAO de Alagoas, o CREA também estava junto. E agora dessa vez fomos convocados para a gente ter uma conversa mais ampliada com amis arquitetos. E é importante nesse momento, a gente ter arquitetos urbanistas discutindo a cidade, né? Eles chamaram a gente para ajudar na concepção, para debater e ouvir. Acredito que mais para ouvir do que para falar", disse Fernandes.