Geral

Maceió recusa Creche Cria e Estado de Alagoas decide gerir unidade na Grota do Cigano

Capital alagona se destaca por recusar a responsabilidade, deixando cerca de 55 mil crianças fora das creches, conforme dados do Datasus e censo escolar de 2022

Por Redação 07/01/2024 11h11
Maceió recusa Creche Cria e Estado de Alagoas decide gerir unidade na Grota do Cigano
Creche Cria localizada na grota do Cigano - Foto: Ruan Teixeira

No cenário educacional de Alagoas, a inauguração da Creche Cria no Parque Linear da Grota do Cigano ganha destaque, não apenas pela relevância do projeto, mas pela peculiaridade de ser a primeira unidade sob gestão exclusiva do Estado na capital Maceió. 

Enquanto os demais municípios alagoanos abraçam a educação na primeira infância, Maceió se destaca por recusar a responsabilidade, deixando cerca de 55 mil crianças fora das creches, conforme dados do Datasus e censo escolar de 2022.

A Creche Cria do Parque Linear, pronta há mais de um ano, será inaugurada pelo Governo do Estado no próximo dia 14 de janeiro, com início das atividades agendado para 15 de fevereiro. Esta será a 52ª unidade do programa e, ao contrário dos outros municípios, Maceió não apenas se absteve de oferecer o terreno para a construção da creche como também recusou a gestão do equipamento educacional.

O calendário de matrículas para crianças de 3 a 5 anos está marcado para os dias 8 e 9, das 8h às 17h, com a expectativa de matricular 200 crianças durante esse período. A Secretaria de Estado da Educação, responsável pelo projeto, busca preencher a lacuna deixada pela ausência de ações municipais, principalmente em Maceió.

O programa Criança Alagoana, estruturado a partir de 2015, teve oferta de 15 Creches Cria à capital, das quais Maceió recusou tanto a doação do terreno quanto a recepção de unidades já construídas. A Grota do Cigano será a primeira de três unidades inauguradas pelo Estado, destacando a importância de suprir a demanda educacional na capital, onde o déficit por vagas na educação infantil é notório.

A secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, ressaltou a prioridade dada pelo governador Paulo Dantas (MDB) à primeira infância e a necessidade de não prejudicar o desenvolvimento das crianças devido à falta de ação municipal. Diante da recusa da Prefeitura, o Estado optou por operacionalizar a unidade, buscando cumprir a meta do Programa Nacional de Educação (PNE) e contribuir para a universalização da educação infantil na pré-escola e nas creches.

A Creche Cria na Grota do Cigano terá um significado especial, sendo nomeada Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso, homenageando a professora da rede estadual que dedicou 25 anos à Seduc e faleceu em 2021, vítima de Covid-19.